Uma Tocha na Escuridão - Sabaa Tahir [Uma Chama Entre as Cinzas #2]





Sinopse: O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?



Ah, e como foi sofrida a espera por esse livro <3 Ainda mais depois do final absurdamente incrível do primeiro livro (onde você pode ler a resenha AQUI)

O livro se inicia após os tensos acontecimentos anteriores, quando a Academia BlackCliff sofre um atentado, começando toda uma luta entre Eruditos e Marciais.
E é nesse momento em que Laia e Elias aproveitam para fugir de Serra, querendo chegar até Kauf e tentar resgatar o irmão de Laia, Darin.

- Há esperança na vida - ele diz. - Uma garota corajosa uma vez me disse isso. Se algo acontecer comigo, não tema. Você encontrará uma saída. 


Como se escapar já não fosse difícil o suficiente, a nossa tão boa de odiar, Keris Veturius, mãe de Elias...não mede esforços para ir atrás do filho e o capturar.
As coisas já começam a piorar quando ela se enfia nos planos do garoto, conhecendo bem o filho que tanto odeia e sabendo como o atingir. Especialmente se isso levar para o buraco a melhor amiga do garoto, Helene, que agora possui muito mais problemas pessoais, responsabilidades e tem vários capítulos dedicados a ela. O que é muito, muito bom.

Espero que encontre sua liberdade. Espero que encontre alegria. Os céus sabem que ninguém mais entre nós encontrará. 


O que posso tentar dizer sem tantos spoilers é que tanto Elias quanto Laia entram em uma jornada muito intensa. O livro é carregado de momentos obscuros, com um ritmo incansável de aventura, tensão, mortes e momentos que te fazem parar e refletir. Os personagens não acabam tendo momentos tão calmos, o que nos faz prender a respiração a cada página.
O bom é que o enredo está tão amplo que ao mesmo tempo em que você quer acabar tudo para entender onde a história vai parar, você ainda quer se manter ali e fazer tudo durar mais.

- Suas emoções te tornam humana - diz Elias. - Mesmo as desagradáveis têm um sentido. Não as guarde em um canto. Se você ignorá-las, elas só vão ficar mais fortes e iradas. 


A autora continua com uma escrita absurdamente incrível, sem deixar um momento sequer se tornar cansativo. Para melhorar isso, alguns novos personagens acabam ficando mais presentes, o que não os faz roubar qualquer atenção dos antigos, mas sim serem um acréscimo muito bom na caminhada de cada um deles.

- Vale a pena morrer pela nossa família, matar por ela. Lutar pela família é o que nos mantém em frente quando todo o resto acabou. 



Para tentar concluir esse segundo volume que não fica em nada atrás do primeiro, o livro nos apresenta três pontos de vista importantes: Elias, Laia e Helene. Nem sempre o caminho dos três irá se cruzar, mas pode ficar tranquilo que a história é tão bem conduzida que tudo se encaixa perfeitamente.  Até posso dizer que a atenção acaba variando, mudando o foco de personagem principal. O que foi um ponto positivo para mim.


- Não se afaste das pessoas que se importam com você só porque acha que vai machucá-las, ou...que elas vão te machucar. Qual o sentido de ser humano se você não se permitir sentir nada?


Encontro algumas informações que me dizem que ainda teremos mais dos livros =O
Não sei se isso é bom ou ruim, mas é uma série que me faz desejar mais, para ontem!

Com um enredo que apresenta todo um lado sobrenatural diferente, vale muito a pena para quem quer fugir um pouco do que estamos acostumados a ler sempre. Não é um livro que se prenderá em romances, apesar de sentimentos, amor e respeito serem muito evidentes no livro todo, que é recheado de frieza, maldade e dor.

Recomendo com tudo o que tenho <3


"O fracasso não define uma pessoa. É o que ela faz depois de fracassar que determina se é uma líder ou um desperdício de ar."

Comentários

Postagens mais visitadas