A Lição de Anatomia do Terrível Dr. Louison - Enéias Tavares





Olá, humanos! Como estão?
            Hoje venho com uma nova resenha e de um livro nacional maravilhoso. Se você gosta de steampunk e por acaso se questionou se era possível escrever uma história desse naipe em terras tupiniquins, você está no lugar certo! :D Hoje falaremos sobre o livro A Lição de Anatomia do Terrível Dr. Louison, obra de Enéias Tavares, publicado em 2014 pela LeYa.
            A primeira vez que me deparei com esse volume foi no ano passado, quando eu trabalhava na livraria Cultura. Lembro que folheei as primeiras páginas e meus olhos brilharam (além do meu cérebro ter pipocado) ao notar que era uma trama steampunk no nosso passado não tão distante. No entanto, por mazelas da vida, não li naquela época. Mas o Universo conspirou para eu conhecer o amor da minha vida, e ele me apresentou ao Criador e à Criatura. Que coisa, não? Hahaha
            (Acabei me envolvendo com o pessoal do steampunk e fui a Steamcon de Paranapiacaba esse ano. Mas isso é outra história...)
            A trama do livro começa quando Isaías Caminha é evocado para o sul do país a fim de investigar e entrevistar o facínora Antoine Louison, outrora um aclamado médico. A questão é que o criminoso é culpado por matar pessoas da alta sociedade e, apesar de toda a tensão gerada por seus crimes, permanece sereno em sua cela. Isaías começa a se questionar se o que dizem sobre ele faz sentido e acaba conhecendo Vitória Acauã, Pombinha, Rita Baiana, Solfieri e outros personagens.
            Se você foi como eu no Ensino Médio, que lia os clássicos indicados pelos professores, deve ter notado algo muito familiar nos nomes acima, certo? E não é à toa: com exceção de Louison e alguns outros personagens complexos, o elenco dessa história retrofuturista é formada por personagens da nossa amada literatura no final do século XIX e início do século XX!

            Meu cérebro explodiu outra vez, afinal Pombinha é minha personagem favorita de O Cortiço.


          Trecho do noitário de Pombinha que eu adorei do fundo do coração 

A história decorre a partir de cartas, gravações, entrevistas, noitários e diários. A cada página um novo detalhe, uma sensação diferente. O universo no qual o primeiro livro se encontra chama-se Brasiliana Steampunk, e o autor confirmou que haverá mais aventuras e percalços para os personagens enfrentarem.
            Apesar de ter alguns termos na graphia antiga (sim, como o ph no lugar do f), a leitura é intrigante e não precisa necessariamente de um dicionário do lado. No final do ano, Tavares e a empresa Potato Cat lançarão um cardgame baseado no universo de Brasiliana, o qual será útil e descontraído para os professores ensinarem literatura nacional dentro da sala de aula.
            Particularmente queria eu que isso tivesse acontecido na época que eu era estudante do ensino regular. Haha
            Então é isso, humanos. Espero que tenham gostado. Não sei se continuarei fazendo resenhas, mas me esforçarei para falar sobre os livros nacionais que li, ao menos. Particularmente essa história me inspirou a escrever uma história steampunk em nosso país também.
            Até mais!



Yasmin Alves - A escritora louca dos gatos, que consegue ler dois livros ao mesmo tempo, tem dotes culinários duvidosos e é apaixonada pela vida.

Blog pessoal: De Lua e Tinta

Comentários

Postagens mais visitadas