Pá de Cal - Gustavo Ávila




Sinopse: Seis pessoas acordam sem memória em uma vila. Cada uma delas em uma casa, no interior de uma estranha floresta artificial. Em cada casa há uma caixa trancada por seis fechaduras e uma carta, com uma das chaves e um bilhete que diz:

"Suas lembranças estão no interior desta caixa. Para abri-la você terá que reunir as chaves das outras cinco pessoas que estão na vila. Se uma pessoa reunir as seis chaves e abrir a caixa, um sistema irá destruir automaticamente o interior das outras cinco. Somente um poderá se lembrar quem é. Boa sorte."

Descubra por que as seis pessoas estão nessa misteriosa vila. Quem conseguirá recuperar sua memória. Como ela fará isso. E, principalmente, a que custo.


Consegui o livro em uma divulgação sobre o mesmo estar gratuito na Amazon e foi uma experiência bem interessante. O livro é curto, contendo apenas 40 páginas e é cheio de tensão, suspense e possui até aquele clima de que seja algo sobrenatural acontecer, apesar de não vermos nada além do que os personagens conseguem enxergar. Estamos tão no escuro sobre tudo quanto eles, e é isso o que deixa tudo melhor.

- Não sabemos quem somos. Já estamos em desvatagem desde que acordamos.

Seis pessoas é um número pequeno e que acaba ficando ainda menor quando elas se deixam levar por decisões precipitadas ou são levadas a agir no impulso, por medo. Não sabemos quem eles são, assim como eles mesmos não sabem. Cada gesto e pensamento é uma surpresa. Assim como cada um deles, que são apresentados como números dependendo da casa em que acordaram e da chave que possuem, não sabemos se são um resto de quem já foram ou se o instinto de sobrevivência fala mais alto, dando uma nova personalidade à cada um.

 Não importa como você viveu sua vida antes. Importa é o que você faz agora. E porque você faz o que faz.

Aos poucos notamos que tudo é manipulado. Desde sons, ambiente e luz... o leitor se vê tão perdido quanto qualquer personagem.
O que mais se evidencia é como os valores são testados. Poucas páginas para um final interessante, que nos faz pensar. Aquele tipo de leitura rápida, que faz valer a pena mesmo que não tenhamos tempo suficiente para nos aprofundar em personagens e enredo.


Se procura algo assim, que te faça acabar um leitura em algumas horas, que te jogue em um ambiente sem respostas e que te faça pensar junto dos personagens ao mesmo tempo em que te deixa surpreso, recomendo tranquilamente =D

A responsabilidade pela sua escolha é somente sua, não importa o que aconteça ou o que outras pessoas façam. 

Comentários

Postagens mais visitadas