Tokyo Summer of the Dead - Kugura Shiichi





Ouvir ao som de : 

The Pretty Reckless - Zombie

Sinopse: É verão na capital japonesa e Yu Someya, um universitário de 20 anos, se depara com uma nova situação: Ikuze Minamori, a colegial que ele dá aulas, liga e lhe pede socorro. Ao encontrá-la, ele descobre que ela está sendo atacada por zumbis. Ele então a salva e ficam no apartamento de Someya, mas temendo pela vida de sua família e pela escassez de alimentos, Minamori decide partir para sua casa para procurar seus pais. O jovem promete que vai ajudá-lo e apesar de covarde e tanto atrapalhado, faz de tudo para protegê-la e cumprir sua promessa. No caminho eles vão ganhando aliados que acabam tornado-se seus amigos, eles procuram por abrigo e alimentos, sempre temendo por sua vida.



Ok. Primeira vez que estou pensando em falar sobre mangás. Se sou dessas que lê todo tipo de mangá, que vê animws, doramas e tem toda credibilidade para falar sobre? Não. Jamais.
Mas isso aqui é uma ferramenta para falarmos, analisarmos e amarmos tudo (ou não). =D
Então, vamos lá.

Um dos poucos mangás que adquiri na livraria apenas por ter visto a capa, saber que falava de zumbis e fim do mundo. Foram os primeiros grandes atrativos para eu me interessar pelos títulos. E ai veio a grande notícia de que tudo se resumiria em apenas 4 volumes! Sim! Públicada pela Nova Sampa, a coleção já está completinha por aqui!



A história se passa em Tóquio, dur. E, como toda história de zumbi, temos aquela primeira introdução ao vírus e como isso já começa a afetar a humanidade. Seguimos a história no começo por Yu Someya, um universitário que dá aulas particulares para Ikuse Minamori, a garota que ele acha totalmente linda e fora de alcance. E é ela que pede ajuda à ele, no dia caótico onde o mundo entendeu que corriam risco de vida com seres que vinham se alimentando dos humanos. Apesar de ter aquele estilo mais de professor, um garoto na dele, Yu não pensa duas vezes em ir ajudar Ikuse.



Assim que se encontram, toda a jornada começa. Sobreviver é a única coisa que pensam em fazer. Pequenos planos vão sendo traçados, como saber dos familiares, encontrar um lugar seguro para ficar e entender onde todas as pessoas vão para se proteger em grupos grandes.

Os personagens que vão aparecendo junto dos dois centrais, acabam indo de pessoas totalmente desacreditadas à tudo o que tem acontecido ao redor, ou do tipo que nega tudo para poder sobreviver sem se deixar entender que o fim está próximo. Tudo bem. Eu acho que nunca fui muito de me apegar a personagens de mangá pois sinto que as histórias precisam se desenvolver rapidamente em alguns poucos volumes e isso não me faz criar tanto apego. Esses detalhes não me incomodaram tanto, nem o fato da tentativa de romance acontecer enquanto sobreviver ainda deveria ser prioridade.
Mas, um ponto alto que vejo são os personagens que tem uma índole muito ruim. Talvez eu esteja desacreditada do mundo ou sinto que é uma realidade.Se você estivesse pronto para morrer, pensaria em sobreviver ou dar sua vida à desconhecidos? O mangá nos faz pensar muito sobre tudo isso. As pessoas vão tentar se salvar sem pensar muito nas consequências. Talvez tenha havido um pequeno excesso de crueldade em alguns momentos, mas se eu quisesse ler sobre coisas fofas não estaria lendo sobre zumbis e fim do mundo, estou certa?



O que me incomoda? O final, sim.
Tinha tudo para ter um fim, mesmo que apenas entre os personagens que vínhamos acompanhando e não todo o por quê de termos zumbis andando pelo mundo. Mas, se você espera entender o que vai acontecer com os personagens, esquece. A insatisfação que senti ao fim quase não compensou algumas das situações intensas que encontrei nas páginas. O bom é que são poucos mangás e você pode se permitir ser levado pelo momento, sem grande apego ou esperando um desenvolvimento muito grande dos personagens. Dá para se divertir e se envolver com a tensão, sem saber quem vai morrer em cada página virada. É uma leitura tranquila apesar de não totalmente finalizada; ^^


Comentários

Postagens mais visitadas