The 100 - Kass Morgan





Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Antes de mais nada vou logo avisando que: ESSE LIVRO NÃO TEM PRATICAMENTE NADA COM A SÉRIE DE TV.
Sim, eles tem o mesmo nome, tem os mesmos personagens principais - alguns vivos aqui, mortos ali e vice e versa - mesmo contexto dos 100 adolescentes lançados à Terra após gerações longe da mesma. E as semelhanças morrem bem ai. Comecei o livro bem empolgada porque estou assistindo a série, e então tomei esse susto logo nas primeiras paginas, onde alguns dos diálogos sugeriam coisas diferentes, coloquei a divisória de um por outro e então vamos falar do livro. Porque isso é uma mega obra prima.

A nave em que nasceram e cresceram está morrendo; foi um modo de fuga de parte da humanidade e que agora, após tantas gerações no espaço, não está mais aguentando o crescimento populacional. Então, ou eles voltam para a terra ou já era raça humana. Mas claro que antes de testar isso na pele, eles usam as cobaias e nesse cenário são 100 adolescentes aguardando julgamento, que pela lei não podem ser executados, então numa tentativa de salva-los e descobrir se podem salvar todo o resto o Conselho autoriza esse "despache" de emergência.
"Os humanos tinham abandonado a Terra em seu momento mais sombrio; ela não se importaria com quantos morreriam tentando retornar"
Contado na visão dos jovens principais, a autora nos apresenta uma geração que não conhece limites entre certo e errado, justamente por ter vivido numa sociedade onde tudo era resolvido na base da pena de morte - já que poucos eram absolvidos de seus crimes. Eles cresceram sabendo que roubo, ofensa, desrespeito a leis de natalidade entre outros crimes eram pagos com a vida e estavam na maioria esperando seus 18 para ter um julgamento e enfrentar o mesmo destino - a morte.
"O Conselho não executa pessoas por diversão(...). Manter a humanidade viva no espaço exigiu medidas extraordinárias. Algumas vezes cruéis. Mas temos uma chance de ser melhor do que isso."
E o time Clarke, Wells, Bellamy e Glass narram todos os acontecimentos desde a saída turbulenta da nave até a chegada num planeta que só ouviam falar, sem muitas provisões e com muitos desentendimentos.

Morgan nos conta uma história que envolve todos os sentimentos e conflitos que existem na adolescência e os preenche com raivas, revoltas, medos, incertezas e culpas que não deveriam ser reais em jovens, além de apresentar o quanto tudo o que temos é precioso, desde laços familiares até a forma como cuidamos do nosso planeta e nós mesmos, afinal o que levou a humanidade ao espaço não foi nada menos do que próprios erros dos humanos ancestrais a eles.

Comentários

Postagens mais visitadas