Azumanga Daioh - Kiyohiko Azuma



Ouvir ao som de: 

Kyary Pamyu Pamyu - CANDY CANDY

Sinopse: Chiyo Mihama é uma garota de 10 anos de idade que, por ser superdotada, nem termina o ginasial e acaba indo para o colegial. Na nova escola vai se juntar a Tomo Takino, Koyomi Mizuhara (ou Yomi apenas), Sakaki, Kagura e Ayumu Kasuga (conhecida como Osaka) e viver diversas situações divertidas durante seu período de colegial.



Azumanga Daioh é uma série de mangá publicada pela revista Dangeki Daioh em 1999 com um total de 4 volumes; possui também uma versão animada, o Azumanga Daioh: The animation, com um total de 26 episódios produzidos J. C. Staff (estúdio responsável por Utena, Kare Kano e os mais recentes Kaichou wa maid-sama, Toradora e Bakuman), exibidos no ano de 2002.

Vamos lá. Meu primeiro encontro com qualquer coisa sobre Azumanga veio com o anime, onde me diverti tanto com piadinhas bobas e coisas fofas, que não tinha como não comprar os mangás assim que cruzei com eles na livraria. O bom de tudo isso é pegar um mangá e logo notar que você está rindo sem nem ter notado. A comédia dentro dele é absurdamente simples e que funciona muito bem.



Azumanda Daioh segue um estilo diferente de mangá, onde tudo flui naturalmente e ao virar de cada página. Não, meus caros. O mangá tem o estilo conhecido como yonkoma. Ando aprendendo muito ao escrever isso aqui! =D ( Para quem não sabia como eu e quiser ler, esse BLOG tem uma explicação incrível)
Ou seja, é como ler uma tirinha de jornal mas de maneira vertical. Compreendido?

Não posso dizer que a história se renova muito, não. As piadas acabam seguindo um padrão e até se tornam repetitivas, mas garanto que isso ainda vai te fazer rir e se envolver com as personagens. Diferente do anime, tudo acaba acontecendo meio rápido nas tirinhas e até você se acostumar pode ficar como eu, perdida na sequência ou as vezes não entendendo o que aconteceu ao final de alguma tirinha. Mas vale sentar uma tarde tranquila e ler algo totalmente leve. A história foca muito no dia a dia escolar das alunas e alguns professores. É simples e interessante.




Ponto alto para mim na história toda são as personagens, suas personalidades e características boas e ruins. Como disse antes, o mangá mostra bem isso mas tudo acontece de maneira rápida, meio confusa e não tão profunda, mas vale a pena. Caso tenha interesse em rir mais, indico o anime sem dúvidas algumas. Os mangás foram lançados pela editora NewPop e são fáceis de se encontrar no mercado ainda.

Fatos curiosos: O nome do mangá não tem qualquer significado, até onde consegui pesquisar. Ele é nada mais que uma junçao do nome do autor (Kiyohiko Azuma) com a palavra mangá. Daioh vem do nome da revista em que o mangá foi publicado. Ok,então...




Comentários

Postagens mais visitadas