Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven




Primeiro de tudo gostaria de falar que as vezes quando leio um livro acabo "escolhendo" uma música que pra mim o representa, não é sempre, nem intencional, mas aconteceu dessa vez e você pode ler essa resenha ao som dela. I know you care - Ellie Goulding

Atire a primeira pedra aquele que nunca julgou um livro pela capa, ou quando leu a sinopse pensou bem mau do pobre coitado e jogou ele de lado. Bem, preciso admitir que este foi eu com Lugares Incríveis, a proposta de mais um romance adolescente encabeçado por um drama da nossa sociedade atual me fez virar a cara para o livro, porém, uma amiga insistiu para que o lesse (insistiu muito) e eu resolvi então dar uma chance para o mesmo, e olha, eu nunca fiquei tão feliz de estar errado em relação a alguma coisa.

Com o perdão do trocadilho, mas ‘Incrível’ é a palavra para este livro, trata sim de um romance adolescente, e sim temos um problema atual que aflige a sociedade, e no começo é isso que nos é passado, mas conforme a leitura avança você percebe como o livro se desenvolve, ele cresce e ganha uma magnitude ímpar, e nos vemos vivendo as vidas dos personagens, torcendo por eles, por seu amor e principalmente por sua felicidade.

”Aprendi que existem coisas boas no mundo se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo. ”

Violet Markey tinha uma vida perfeita, popular na escola, já tinha certeza da sua carreira de escritora, do seu futuro estudando escrita criativa em Nova York e um blog de sucesso que ela escrevia junto com a sua irmã Eleanor, até que ambas sofreram um acidente de carro e somente Violet sobrevive, Violet se culpa pelo acidente e pela morte da irmã e com isso se afasta de todos, desiste de escrever e passa a contar os dias para a formatura quando poderá deixar a cidade que mora para trás; Theodore Finch é o oposto, o esquisitão da escola, perseguido por valentões e chamado de “Aberração” por onde passa, passa os dias buscando na internet modos de cometer suicídio e se perguntando se um dia será capaz de cometer um; isso um dia acaba levando-o até a torre do sino da escola onde pretende se jogar de lá de cima, Finch então encontra Violet que tem a mesma intenção que ele, os dois acabam se salvando e aí começa nossa história.

“Conheço a vida bem o suficiente para saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmos de ir embora. ”

Já ficou bem claro o quanto eu me apaixonei por este livro, posso até ter soado exagerado em algum ponto, mas Por Lugares Incríveis me tocou profundamente, a originalidade da história e de seu tema, suicídio na adolescência, me conquistaram, a escrita fluida de Niven, o modo como é narrado pelos dois personagens principais, permitindo que realmente os conheçamos, um final mais que arrebatador e profundo, tudo, fez deste um dos meus livros preferidos de 2015 e da vida.

“Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. ”

P.S. Os direitos já foram vendidos para o cinema, o roteiro será escrito pela própria Jennifer Niven e terá Elle Fanning no papel de Violet Markey.

Comentários

Postagens mais visitadas