A 5 Onda – Rick Yancey



Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 
Começamos a trama com a presença de Cassie ( de Cassiopéia ) nos contanto o atual momento em que vive.  A quarta onda acabou com tudo o que ela conhecia e somos jogados em um momento onde sabemos que ela não pode confiar em ninguém além de si mesma.


Sinceramente? O enredo nos joga em momentos variados de vários personagens. E, diferente do que muitos podem achar, isso não me deixou confusa em nada. Eu sentia que queria muito saber o desfecho ao qual algum personagem foi jogado , mas conseguia me perder lindamente e concentrar no personagem do momento, fosse ele Sammy, Ben Parrish ou até o silenciador que aprendemos a entender e amar. A quebra de tensão de um lado nos joga em outro momento mais tenso, o que despertou mais e mais a minha curiosidade .O autor acertou grandiosamente com isso, pelo menos na minha opinião. Com objetivos diferentes em cada momento, tudo se resumia à sobreviver em um mundo onde sua vida corre risco e todo o controle está fora de suas mãos.
“Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha.”

O livro é cheio de ação, tensão e sentimentos sendo muito bem explorados em cada página. Um livro que te prende do começo ao fim sem ter que se esforçar muito para isso. O final não me foi de grande surpresa, mas ainda assim me deixou angustiada ao notar que a trama tinha acabado, ficando mais aliviada ao saber que já temos em mãos o segundo livro “O Mar Infinito” .
“Estamos aqui, e então vamos embora, e não tem nada a ver com o tempo que permanecemos aqui, mas com o que fazemos com ele.”
Tem romance? Tem, sim. Claro. Mas ele ainda não é grande parte da trama já que notamos que Cassie não pensaria duas vezes em matar alguém e seguir em frente para alcançar seu objetivo, que é achar seu irmão. Notamos também que isso é totalmente diferente para outros personagens, que amam de várias maneiras e mudariam tudo para manter esse sentimento vivo, fazendo o amor permanecer em um mundo em que tudo morre. Simplesmente incrível!
“Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto morrer.”
Todos já sabemos que o livro tem data de estréia no cinema, em 2016. E me sinto tão ansiosa com isso que espero mesmo que o enredo seja tão bom quanto todas essa páginas foram. Sinto saudades de cada um dos momentos, mostrando a tamanha capacidade que o autor tem de nos jogar em um mundo do qual não queremos sair apesar de saber que jamais iríamos querer viver nele.
Recomendo sem ter que pensar duas vezes !






Segue abaixo trailer de divulgação do filme.


informações extras:

A editora Fundamento está vendendo os livros (com a capa do filme), com 30% de desconto em sua loja virtual  -  EDITORA FUNDAMENTO

A editora possui um FANSITE para o livro 
E, claro, sua página oficial no facebook - LINK


CURIOSIDADES SOBRE O FILME:
– A atriz Chloe Grace Moretz que interpretou a protagonista de A 5ª Onda também fez parte do filme Se Eu Ficar.
– O vilão da história foi interpretado por Liev Schreiber, que fez o irmão do Wolverine em um dos filme do X-Men.
– Os livros A 5ª Onda e O Mar Infinito estão na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times
– A 5ª Onda é indicado para os fãs de Jogos Vorazes e Divergente
– O terceiro livro da trilogia A 5ª Onda será lançado no exterior em Maio do ano que vem. Aqui ainda não temos previsão de lançamento.





Comentários

Postagens mais visitadas