Amante Desperto - J.R. Ward
Sinopse: Zsadist foi por muito tempo um escravo de sangue, e por isso, ainda carrega as cicatrizes de um passado repleto de sofrimento e humilhação. Conhecido por uma fúria que não acaba e por atos sinistros, ele é um selvagem, temido igualmente por humanos e vampiros. A raiva é sua única companheira e o terror, sua única paixão... Até que resgata uma bela vampira das garras da maligna Sociedade Redutora. Bella sente-se imediatamente enfeitiçada pela ardente força que emana de Zsadist. Entretanto, mesmo quando o desejo de ambos começa a consumi-los, a sede de vingança de Zsadist contra os torturadores de Bella o leva à beira da loucura. Agora, Bella deve ajudar seu amante a superar as feridas de seu atormentado passado e vislumbrar um futuro ao lado dela...
Darth Nyx de Volta a leitura da Irmandade da Adaga Negra! (Quem eu quero enganar?! Nunca parei!) Agora vamos falar de Amante Desperto, o terceiro livro da saga e onde J. R. Ward nos apresenta de maneira aprofundada na história de Zsadist, o irmão com a história considerada uma das mais sofridas.
É preciso dizer, que a partir de agora, estamos em território de muitos spoilers, se o livro um e dois permitiam uma leitura mais individual, daqui adiante, todos os títulos acabam se encontrando e ficando conectados de alguma maneira. Mas claro, vou falar sem spoilers para caso você seja alguém começando a navegar por essas águas.
O personagem central da história é Zsadist, que passou muitos anos sendo um escravo de sangue após ser roubado de sua família quando ainda era bebê e vendido. Ao passar pela transição, a mulher que o tinha, usou dele de todas as maneiras, quebrando seu espírito. Mesmo séculos após ter sido libertado por seu irmão gêmeo Phury, ele ainda leva consigo cicatrizes físicas e mentais deste passado repleto de sofrimento e humilhação. Conhecido por uma fúria que não acaba e por atos sinistros, ele é visto por muitos como um selvagem, temido igualmente por humanos e vampiros.
A outra parte desta trama é a destemida Bella, que sente-se imediatamente enfeitiçada pela ardente força que emana de Zsadist. Após viver um episódio traumático, apenas ele consegue se aproximar dela, sendo o único em quem ela confia. As questões surgem, quando o passado de Zsadist ameaça essa aproximação. Até onde Bella estaria disposta a suportar e viver ao lado de alguém com a mente e a alma tão atormentados?!
Um dos pontos que gostei da leitura é a maneira como a autora apresenta os traumas e resoluções dos personagens, sem ignorar o tempo de cura, as recaídas ou nenhum dos problemas que poderiam se seguir. Zsadist não é fácil de acompanhar, todas as dificuldades que viveu forjaram quem ele é. Os vampiros do universo de Ward se alimentam de outros vampiros do sexo oposto, o que gera sempre um elo de tensão que muitas vezes é levado ao lado mais intimo, e negar essa conexão é uma maneira de lidar com o trauma de ter sido usado por anos como “bolsa de sangue” de uma mulher abusadora.
Por outro lado, temos Bella, uma jovem que cresceu com tudo, dinheiro, possibilidades, uma família de renome e um irmão protetor. Mas quando a vida mostrou que ter tudo não te salva de experiências traumáticas, ela sente uma aproximação maior com o homem que não usa palavras suaves ao seu lado. Zsadist é sincero, direto e não finge que tudo está bem. Esse contraste que a autora faz entre ele e os outros ao redor é bem interessante, principalmente quando temos a figura do irmão gêmeo dele presente na trama e que de certa maneira, é um lembrete de como os dois são opostos.
Gostei demais da leitura, sinto que a história da Irmandade vem crescendo conforme os livros passam e a autora continuar usando a técnica de múltiplos pontos de vista, não focando apenas nos personagens centrais, é uma maneira de manter a chama acesa para os outros irmãos. Vemos como os relacionamentos anteriores vêm sendo desenvolvidos e, ainda que neste em específico não temos muito das outras mulheres, o pouco que elas aparecem é uma boa forma de manter viva a presença e a sensação de grande família.
Um aviso importante é que se você começou a história e chegou até aqui, acho que não vai conseguir largar mais. Então seja respeitoso com seu tempo, é uma longa maratona, dê pausas entre os livros se conseguir e vá acompanhando aos poucos. Sei que terminando este livro, eu não me aguentei e corri para o seguinte, mas nem todos conseguem ser assim, então não se culpe, ok?! O lado bom? Você tem leitura para uma vida praticamente, e se prepare, nenhuma trama aqui está fechada demais que não possa ter uma mudança lá na frente!




Comentários
Postar um comentário