A Maldição do Mar || Shea Ernshaw
Sinopse: Quando corpos de garotos começam a aparecer no litoral da cidade de Sparrow, alguns moradores se perguntam se a antiga lenda sobre as bruxas vingativas seria verdade. Mas até onde essa caça às bruxas pode levar?
Há dois séculos, três irmãs foram condenadas à morte por, supostamente, cometerem bruxaria. Pedras foram amarradas em seus tornozelos, e elas morreram afogadas nas águas profundas que margeiam a cidade.
Agora, por um breve período de tempo – a cada dia primeiro de junho até o solstício de verão –, diz a lenda que as irmãs retornam, roubando os corpos de três meninas para que, por meio deles, possam buscar sua vingança, seduzindo e afogando meninos até a morte.
Como muitos habitantes locais, Penny Talbot, conhece a lenda de cor. Mas, neste ano, quando a cidade se prepara para o anual retorno das irmãs, um rapaz desconhecido, Bo Carter, chega à cidade buscando suas próprias respostas. E Penny o acolhe. Mas quando corpos de meninos locais começam a aparecer no litoral, o clima de desconfiança e medo atinge a cidade, dando início a uma verdadeira caça às bruxas.
A narrativa alterna, os eletrizantes eventos do presente com relatos do diário das jovens condenadas por bruxaria, resultando em um thriller sobrenatural inesquecível.
Hoje está um dia chuvoso e, é claro, euzinha, Darth Nyx, chego trazendo mais uma dica única de leitura para os amantes de um bom romance YA com mistério: A Maldição do Mar, de Shea Ernshaw.
Aqui, você terá um encontro com diversas referências aos filmes da série Piratas do Caribe e outras histórias de lendas marítimas. Começando pela localização: a cidade litorânea de Sparrow, um lugar cheio de misticismo, onde os moradores recebem super bem os turistas, mas são supersticiosos e ariscos quanto à chegada de novos moradores.
Vamos então acompanhar e conhecer tudo ao redor de Sparrow com Penny, uma jovem que vive na Ilha Lumiere, onde se localiza o farol local. Nascida e criada ali, a menina é uma das que acreditam na lenda local em que todo verão as três irmãs condenadas por bruxaria há mais de duzentos anos atrás e mortas por afogamento na enseada, retornam, roubam corpos de três jovens da cidade e dão fim a vida de garotos na enseada. A prova? Todo verão, Sparrow é tomada por corpos de jovens homens que aparecem boiando.
O mundinho comum de Penny é abalado pela chegada de Bo, um jovem forasteiro que busca um emprego e diz que irá ficar na ilha. Apesar de desconfiada, Penny, temendo pelo destino dele se ficar sozinho, permite que ele a ajude na ilha onde vive com a mãe, e isso abre as portas para uma onda de caos e uma busca por respostas naquele verão.
Com a ajuda de Rose, sua única grande amiga, e Heath, novo casinho dela, Penny e Bo vão acabar se envolvendo em uma investigação perigosa sobre os mistérios da cidade e o que fica escondido sob as águas gélidas do mar que banha a praia local.
Comprei esse livro na Bienal do Livro de 2024, a partir de uma ideia que tive com uma amiga de fazermos uma leitura conjunta de algo rápido, que nos permitisse ir comentando uma com a outra conforme avançássemos pelos capítulos. Foi, sem dúvida, uma experiência intensa e interessante. Conforme os mistérios surgiam e se resolviam, compartilhamos teorias e também ideias do que poderia vir a seguir.
Um dos detalhes que mais gostei do livro foi a maneira como a autora trouxe informações importantes do passado e sobre os personagens locais, com textos curtos antes dos capítulos, funcionando como introdução e presságio do rumo que a história vai tomando. A escrita dela é fluida, com uma linguagem até que simples, mas que mantém o charme de expressões que fazem parte de ambientes litorâneos. Outro ponto positivo, foi fugir das leituras mais densas de romances adultos ou literaturas clássicas que venho lendo em paralelo. O romance entre os personagens não recebe atenção além do necessário, principalmente por não ser um dos focos da situação.
Essa leitura foi um achado de ouro e recomendo para os apaixonados por fantasia, mistério e um ambiente mais contemporâneo. A magia de Sparrow é convidativa e você, sem dúvida, vai se surpreender.
Comentários
Postar um comentário