A Morte do Demônio: A Ascensão || 2023

Se você deseja passar a noite em claro, enquanto revigora sua vida espiritual, assista a este filme de noite e sozinho.


Sinopse: Ellie não vê sua irmã Beth, uma técnica em guitarras, há algum tempo. Embora esteja chateada por não ter suas ligações atendidas quando precisava, Ellie nunca viraria as costas para ela. E, agora que um mal desconhecido foi libertado, ela espera que Beth não vire as costas para seus filhos.


A Morte do Demônio: A Ascensão faz parte da clássica franquia Evil Dead, criada por Sam Raimi e que mistura comédia com terror. Entretanto este filme possui uma roupagem mais assustadora e menos cômica. Embora alguns elementos reconhecíveis dos longas anteriores tenham sido abandonados, este ainda traz o Naturum Demento (Necronomicon Ex Mortes), um dos três lendários volumes do livro dos mortos. Um livro feito com carne humana curada, com passagens e anotações gravadas com sangue. Com antigos rituais de evocação malignos. Além disso, o uso da câmera em uma dinâmica quase rasteira para indicar o ponto de vista do demônio, quando ainda incorpóreo.


O longa mostra de modo rápido, porém eficaz, a relação de Ellie e seus filhos. Mesmo diante das dificuldades como abandono afetivo do pai e ordem de despejo, é possível ver a existência de um lar amoroso. Embora a relação entre as irmãs seja distante, devido a Beth viver focada no trabalho, a cumplicidade é visível. Tudo isso ajuda a nos conectar com os personagens, dando importância ao que acontece na trama.


Algo que gostei aqui é que a possessão ocorre de forma rápida, mas nem por isso menos assustadora. Não temos o demônio mexendo móveis ou pregando peças nos familiares durante dias a fio, muito menos buscando fragilizar o espírito de alguém como forma de possui-lo. Simplesmente o demônio escolhe e toma, dando início a deterioração do corpo e assemelhando a possessão aos estágios finais de uma doença altamente contagiosa e mortal. Saber que a pessoa possuída tem consciência de que há algo dentro de seu corpo e ainda luta por ele nos momentos iniciais da possessão é algo angustiante de se ver. 



O destaque do longa está na atuação de Alyssa Sutherland, que consegue arrancar alguns arrepios ao ser somada a maquiagem usada. As demais atuações são boas, embora falhem em alguns momentos por não conseguirem capturar e retransmitir todo o horror de algumas cenas angustiantes.


A ambientação usada, um prédio antigo praticamente abandonado, fica ainda mais tensa com a ocorrência de um terremoto, o que acarreta na falta de energia e destruição de acessos a um determinado andar. Com isso, muitas das cenas ocorrerem nos cômodos pequenos do apartamento sendo extremamente claustrofóbicas e escuras.


Devido as críticas positivas, podemos esperar para ver muito mais vindo por aí. Aliás, o final deixa um leve gostinho do que pode estar chegando. Que tal aproveitar o Halloween com esta super dica?😉

Comentários

Postagens mais visitadas