Meu camisa 10 - Alessandra Ferrer

 


Sinopse: 

Pedro Brassard é considerado uma das maiores promessas do futebol nacional. Aos vinte e seis anos, desfruta dos prazeres da fama, do prestígio e de tudo o que o dinheiro passou a lhe proporcionar depois que se tornou o camisa 10 de um dos maiores times da série A brasileira. No entanto, a coisa que ele mais queria, o atacante não fazia ideia de como conseguir: o amor da sua melhor amiga de infância. Mas uma proposta de amizade colorida e uma fanfic promete mudar o rumo desse jogo.

Júlia Passos não imaginava que a história de romance que postou no aplicativo de leituras gratuitas quando tinha quatorze anos faria tanto sucesso, mas acontece que o livro atingiu milhares de leituras e anos depois ela é convidada a publicá-lo por uma grande editora nacional. O problema é que essa fanfic foi totalmente inspirada no amor platônico que ela sentia pelo seu melhor amigo na adolescência e quem atualmente se ofereceu para ser seu amigo colorido. Revelar isso a essa altura do campeonato poderia embaraçar ainda mais as coisas entre eles…

Ou tornar tudo ainda melhor.


“Eu queria ser bom em confortar as pessoas. Acontece que sou mil vezes mais habilidoso em fazer estrago.”

Darth Nyx de volta após a Bienal do Livro SP 2024 para falar com vocês de um achado que me acompanhou durante os dias de preparação para o evento literário e as várias idas e vindas após ele. “Meu Camisa 10”, de Alessandra Ferrer, brotou na minha ‘for you’ do TikTok e entregou muito mais do que eu imaginei!

Começando de maneira despretensiosa, conhecemos um pouco de Pedro e seus amigos e colegas de time, um grupo de caras que age como homens em seus círculos, quase sem filtro. Mas também somos presenteados com a dinâmica de convivência do nosso jogador com Julia, sua assessora e também melhor amiga que, apesar de ser uma pessoa incrível, vive o caos que muitas mulheres fora do padrão encontram: não serem tratadas com o amor e respeito que merecem.

Se tem uma coisa que ficou clara para mim na primeira página é: a autora assistiu os mesmos vídeos de tiktok que eu. Eu ri MUITO a cada referência que encontrava e também com as situações que os personagens se inserem, mas eu sabia que, em algum momento, por ser uma mulher plus size, eu sentiria a pontadinha em que algumas situações bateriam bem perto da realidade. As inseguranças da Julia e também seus sentimentos sobre vários momentos que são tratados em terapia, foram pontos que, sem dúvidas, mulheres plus já sentiram, principalmente as que vivem relacionamentos heterossexuais.

Por falar na Julia, um dos pontos de sua trama é ela ter aquela veia de escritora em si e, claro, ter se inspirado na sua paixão platônica para dar asas à imaginação. Como boa e velha pessoa que abandonou várias fanfics pela internet, algumas seguindo a mesma ideia da personagem, me peguei em vários momentos vivendo com ela as emoções fortes (exceto as partes que ela se dava bem com o objeto da paixonite, nem todo mundo tem essa sorte).

Eu sou um pouco chata quanto a romances que de cara já entregam o casal, principalmente por achar que aquele desenvolvimento legal de confiança pode deixar de ser natural, mas a autora conseguiu construir isso de uma maneira bem elaborada. Logo quando Pedro surge, eu fiquei sentindo que talvez fosse o achar apenas mais um personagem ruim de comunicação e difícil de expressar seus sentimentos, mas isso também foi trabalhado bem.

Um desenvolvimento para a história que me deixou curiosíssima de continuar e ler o livro que dá sequência, acompanhando o amiguinho de time: Levi, o caos em forma de gente.

Quem busca uma história fofa, picante e bem descontraída, vai encontrar aqui tudo isso e um pouquinho mais. O “Amigos para Amantes” criado por Alessandra Ferrer é, sem dúvidas, cativante e entrega muito para quem busca um romance para adoçar a vida. Eu diria que a leitura é quase um bombom de chocolate com pimenta!

Comentários

Postagens mais visitadas