Infestação || Geser Barros
Como resistir a uma narrativa que traz seres estranhos que se apossam das mentes e corpos humanos? Para mim, essa tarefa se torna ainda mais difícil quando essa proliferação acontece de forma muito semelhante a reprodução dos fungos. Algo quase impossível de deter.
Contando com apenas 25 páginas, Infestação consegue nos aprisionar em uma história tensa e rítmica. A narrativa simples e escrita fluida do autor nos permite adentrar rapidamente na realidade vivida por Ítalo, um jovem que é despertado no meio da noite por batidas desesperadas na porta de seu apartamento. Sem os pais em casa, o que o faz abrir a porta é reconhecer a voz que o chama do outro lado, mas talvez essa não tenha sido uma boa ideia.
De vez em quando, é bom se deparar com uma obra que não faz rodeios e este conto vai diretamente ao ponto. O mistério da trama está ligado não somente a presença horrível destes seres, mas também a confiabilidade que podemos depositar neste personagem que aparece. Afinal, podemos confiar em alguém em meio a uma invasão de corpos e um cenário tão caótico?
A tensão criada na história é boa, sendo quebrada algumas vezes pelo conteúdo dos diálogos dos personagens que estão na faixa dos 18 anos. Sabe quando uma situação é desesperadora e os personagens começam a ter conversas ou atitudes que não combinam com ela? Acontece isso aqui, mas o autor deixa claro que é algo proposital feito de modo consciente.
Embora não estraguem a experiência, a obra possui alguns erros de continuidade de cena, como um personagem que está ao lado de outro e na outra página está correndo em sua direção. Algo que pode incomodar é que o mistério final não se sustenta. Fiz uma releitura para me certificar e, mesmo diante das boas dicas, há alguns erros de lógica. Não dá nem para comentar sobre eles por serem spoiler, mas estou com meu paninho em mãos... afinal de contas, a experiência foi muito boa (passa, passa).
Este foi um conto nacional que escolhi ao acaso no evento Encha seu Kindle, o final acabou se mostrando uma grata surpresa. A história é tão boa que daria um ótimo curta! Convido a todos a conhecerem.
Se você já leu e gosta deste tipo de premissa, que tal conhecer o anime ou a série Parasyte que se encontra disponível na Netflix? Anota aí essas dicas.
Comentários
Postar um comentário