O castelo no espelho - Mizuki Tsujimura



Sinopse: Você revelaria seus maiores segredos para salvar um amigo? Em um bairro tranquilo de Tóquio, sete adolescentes acordam e descobrem que os espelhos de seus quartos estão brilhando. Em um instante, eles são arrancados de sua vida solitária e levados a um maravilhoso castelo repleto de escadarias sinuosas, quadros observadores e candelabros cintilantes. 

Neste novo santuário, guardado por uma misteriosa garota usando uma máscara de lobo, os jovens são confrontados com uma série de pistas que levam a um quarto secreto, onde será concedido um desejo a um deles. No entanto, tem um problema: se eles não deixarem o castelo até as cinco horas da tarde, haverá uma punição. Com o passar do tempo, a verdade devastadora vem à tona: nenhuma decisão passará sem consequências avassaladoras para todos ali. 

Uma obra única de realismo mágico sobre solidão, sacrifício e amizade, que rapidamente chegou ao topo das listas japonesas e se tornou um best-seller internacional com mais de um milhão de cópias vendidas, O castelo no espelho é uma narrativa hipnotizante sobre confrontar seus medos e acolher conexões humanas.

Darth Nyx chegando com mais uma dica para os leitores apaixonados por tramas de realismo mágico, que também é conhecido como realismo fantástico, é um estilo de narrativa que utiliza com frequência símbolos e metáforas. Ou seja, ao longo do enredo, temos eventos mágicos ou abordagens muito além da realidade acontecendo com os personagens. 


O castelo no espelho, de Mizuki Tsujimura, é um livro que explora a magia intrincada com nosso mundo comum, levando os leitores pelo olhar de Kokoro Anzai, uma jovem que deixa de ir para a escola depois de sofrer bullying. É quando, após um dia, o seu espelho começa a brilhar misteriosamente e ela descobre um portal para um castelo onde a mesma tem um encontro com uma garotinha com máscara de lobo. 


Logo descobrimos que além da “Srta. Lobo”, como diz ser chamada a menina mascarada, o espelho trouxe também outros jovens. Kokoro, Aki, Masamune, Rion, Ureshino, Fuka e Subaru são presenteados com a chance de achar uma chave especial que os levaria à uma sala onde poderiam realizar qualquer desejo. E além disso, poderiam ficar no castelo até às 17h todos os dias, porém... se ficassem após isso, seriam devorados por um lobo. 


A trama é muito bem elaborada e me senti apaixonada por todo o desenvolvimento que a autora trouxe, principalmente, pela maneira como os pais da Kokoro trataram toda a situação. O cuidado e a forma como o bullying é abordado e  a resposta psicológica da personagem, deixaram o tom da trama bem respeitoso e como um ensinamento, seja para quem é mais velho ou quem é jovem e está em fase escolar. 


Foi uma leitura que amei demais, me peguei separando trechos favoritos em vários momentos e pesquisando sobre alguns ideogramas que compunham o nome dos personagens. Recomendo principalmente para quem gosta de fantasia, já que os elementos mágicos da história são um atrativo por si só, mas aviso que se esse não é seu território, por ser um estilo mais próximo do realismo mágico onde os elementos do mundo real são levemente misturados com o fantástico, provavelmente vai te agradar também.  


Sem entregar os grandes segredos que envolvem a história, a autora Tsujimura conseguiu utilizar elementos da cultura literária japonesa na criação do texto e quem gosta de animes e mangás, vai sentir uma proximidade grande com conteúdos produzidos para essas mídias. E para melhorar, existe um filme animado da história que, no momento, não está disponível nos streamings do nosso território brasileiro. Mas, existe uma alternativa e a história também está disponível em forma de mangá, importado. 


Ficaremos de olho e, assim que o filme ou o mangá aparecerem, falaremos sobre também!

Comentários

Postagens mais visitadas