Junji Ito: Histórias Macabras do Japão (2023)
Olá, amores! Mila aqui e dessa vez irei falar sobre a versão animada de alguns contos do Junji Ito, autor que sempre tento trazer um pouco de cada obra.
A animação. também conhecida como Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre, foi lançada pela Netflix e vem como uma boa tentativa de tentar aumentar o público do autor que é conhecido há algumas décadas, mas sempre dentro do grupo de pessoas que gostam das suas obras. Com roteiros criado por Kaoru Sawada, a série foi dividida em 12 episódios, em suas vezes com mais de uma história, totalizando 20 contos. Ou seja, por serem histórias totalmente independentes, podem ser vistas em qualquer ordem.
A arte utilizada em tela vem colorida e conseguem criar a tensão que é bem conhecida. Eu, particularmente, noto como alguns animes conseguem ser melhores captados em preto e branco, mas toda a bizarrice do autor se mantém presente mesmo com a suavidade de tons. Ou seja, podemos sentir desconforto mesmo sem algo explícito estar acontecendo na tela. O que é sempre um dos pontos positivos para o autor e seus enredos.
E o que eu achei? Bem, acho que a escolha de primeiro episódio não foi das melhores, trazendo uma personalidade difícil de lidar, dando aquela intensificada em uma ideia errônea de que sempre lidaremos com os mesmos personagens. E quem não conhece pode até parar de assistir ali (já que, na minha visão, a escolha de história inicial não foi das melhores) e é essencial relembrar que as histórias irão variar ao longo da série como um todo.
O que pode ser bom e ruim porque é impossível não seguir com uma linha de história e, em episódios em que temos mais de um conto, comparar o peso e até conexão que tivemos com a trama anterior ou posterior.
E sim, teremos contos que não trazem nada de interessante ou intenso como veremos em outros, o que faz a experiência não se tornar 100% cativante.
Mas histórias que podem ser consideradas melhores que as outras vem tanto do gosto pessoal como a próprio evolução do autor com temas, reviravoltas e a pitada de bizarrice que sempre nos oferece.
Para alguém que talvez já tenha lido a maioria dos contos, as escolhas podem não ser surpresa, mas é ótimo poder presenciar experimentar um jeito diferente de conhecer as obras de Junji Ito. No meu caso, fui surpreendida por muitos contos novos e não vejo a hora de me deparar com elas em seus mais variados mangás.
A dica para os de coração forte está dada, assim como faço toda vez que indico as leituras do autor. Poderia ter sido melhor? Sem dúvida alguma. Porém, se não conseguem ler, agora podem ter um gosto da arte que ele nos traz, de maneira também acessível.
Ainda prefiro as páginas e a tensão que vem ao virar cada página, mas é uma boa porta de entrada para novas pessoas.
E, se ficaram curiosos, podem conferir o trailer bem AQUI.
E um detalhe, além de ter a série completa em uma temporada única, a Netflix oferece o anime dublado, mas recomendo que tentem ver sempre no original porque os gritos e intensidade batem diferente haha Aproveitem!
Comentários
Postar um comentário