Sinopse: Octavia E. Butler, a Grande Dama da Ficção Científica e autora de clássicos como Kindred: laços de sangue e A Parábola do Semeador, agora nos apresenta uma incrível coletânea de contos e ensaios, uma perfeita introdução para novos leitores e uma aquisição obrigatória para fãs.
“Filhos de Sangue”, um dos grandes destaques da coletânea, traz uma avassaladora reflexão sobre questões como simbiose, amor, poder e escolhas impossíveis.
O conto venceu todas as premiações da categoria como Hugo, Nebula e Locus e é constantemente enaltecido como um de seus melhores trabalhos.
Todos os contos incluem notas da própria autora, abordando a inspiração, criação e desenvolvimento de suas ideias.
Servindo como parábolas dos problemas reais que afligem o mundo atual, cada história nos transporta com poucas palavras pela imaginação extraordinária de Octavia, reforçando a sua posição como uma das autoras mais relevantes da literatura contemporânea.
Darth Nyx chegando para indicar uma leitura rápida, intensa e muito boa para os amantes de ficção científica! Junho é o mês em que comemoramos o aniversário de Octavia E. Butler, considerada a Grande Dama da Ficção Científica e escolhi apresentar para vocês
Filhos de Sangue e Outras Histórias, uma coletânea de contos da autora e ainda dois textos biográficos dela, um verdadeiro presente aos leitores.
Butler é uma autora muito conhecida por Kindred: Laços de Sangue, mas aqui, temos uma versão bem diferente de sua obra, com textos curtos e notas de comentário dela sobre inspiração na hora da escrita, medos, lembranças e inclusive, dicas para novos escritores sobre o que a manteve focada quando nada estava funcionando.
Ela conta em diversos momentos como este conjunto é uma de suas obras mais difíceis, já que prefere escrever romances em vez de contos e também não gostava de falar de si própria, mas pra mim, este acabou de tornando o melhor livro para entender quem é a autora de verdade.
Um dos meus contos favoritos é “Filhos de Sangue”, o que dá nome ao livro. A história criada pela autora vai mostrar como seria uma convivência entre alienígenas e humanos em um planeta distante, quando a humanidade precisasse se submeter a diferentes situações para se manter realmente viva. Butler conta que a inspiração veio de curiosidades e questionamentos científicos, além de um medo bem peculiar seu (e sim, vou manter segredo para não dar spoilers).
Essa foi uma história intensa, que de certo modo é perturbadora. Isso a difere de outros autores de ficção científica, já que busca sempre mostrar um lado cru, com cenários e descrições que não se tornam cansativas.
Esse se tornou meu livro favorito dela, por manter justamente a proximidade do leitor com seu pensamento.
Octavia é uma mulher que eu queria ter conhecido em vida, ter lido a obra dela e ter tido o prazer de mandar um e-mail ou uma carta dizendo o quanto ela é impressionante e o quanto significa pra mim ler algo dela. É triste saber que mesmo tendo lançado livros desde os anos de 1976, seus textos só foram traduzidos praticamente agora, mas fico feliz de finalmente eles estarem chegando mais longe.
Se você gosta de ler ficção científica e fantasia, tem aquela veia de curiosidade com o mundo e busca sempre novos pontos de vista, te convido a ler Butler. Os livros dela estão traduzidos pela Editora Morro Branco e já temos praticamente todo o acervo da autora em português.
Quem gosta de audiobook, eles estão disponíveis em inglês apenas, tanto no scribd, como no storytell.
Comentários
Postar um comentário