Calafrios - Junji Ito

 




Olá, amores! Mila aqui e irei falar um pouco sobre mais uma obra de Junji Ito, trazendo mais contos que nos despertam sentimentos aflitivos, provocando todos os calafrios que promete, sim!


Para quem já notou, gosto de uma boa leitura intensa e desde os mangás de Tomie (que vocês podem conferir a resenha aqui: Tomie 1 e 2) e A Sala de Aula que derreteu ( resenha AQUI), a curiosidade em conferir mais dos enredos intensos que vem acompanhados de artes detalhadas, aumentou. Mas, vamos lá saber um pouco mais sobre essa edição de Calafrios, lançado pela editora Pipoca & Nanquim em 2022. 




Assim como os outros mangás, o autor gosta de trabalhar com situações totalmente normais, do nosso dia a dia e transformar em algo totalmente de outro mundo, com terror, um lado bizarro e aquele medo que fica ao redor da nossa mente mesmo depois de terminarmos de ler. E, conforme esperado, essa edição me fez sofrer com um dos contos intensificando a tripofobia que habita em mim. Ou seja, fica o aviso e o reforço de que, ainda assim, dá para pular o conto (algo que não fiz) e conferir todos os outros. 


Com 10 histórias e uma especial, a edição vem recheada de rascunhos do autor, seu processo de criação, de onde as ideias surgiram ao vivenciar algumas pequenas situações, reforçando o quanto a imaginação dele é ampla e ele pode trabalhar com os mais variados assuntos. Com o sobrenatural bem trabalhado em cada história, o autor aborda o medo puro, a ambição, saúde, manipulação, obsessão, possessão... tudo do melhor! 



Como já conferido em outras obras do autor, fica fácil tentar ler tudo em pouco tempo, mas ainda é o tipo de leitura que não é para todos. Diria que apenas os corações fortes podem conferir, mas estaria mentindo porque com certeza quem gosta de sair da zona de conforto e arriscar uma leitura diferente, rápida, com artes bem específicas... terá uma ótima experiência. Mas estejam avisados que as sensações serão bem variadas como medo, agonia, nojo e por aí vai. 


Junji Ito traz muitos assuntos, mas deixo um pequeno gostinho sobre histórias com balões com formatos de cabeça que matam pessoas, sonhos que duram anos na mente e deterioram corpos, uma música que basicamente hipnotiza quem a ouve e mata qualquer um que tentar a possuir e muito mais! Começo a me considerar uma fã dos enredos agoniantes e espero que mais de vocês se joguem de cabeça em uma experiência que veio para causar desconforto e calafrios por todo o corpo. 


Agora, me contem, já leram algum livro que se tornou desconfortável o suficiente para precisarem dar uma pausa para respirar e continuar a leitura? 




Comentários

Postagens mais visitadas