The Order - Angel Lawson
Bem, esta não é uma indicação. Embora eu tenha amado estes dois primeiros livros e esteja ansiosa pelo terceiro, este post está mais para minhas considerações sobre este romance dark que aborda o polêmico mundo das seitas.
Se você já ouviu falar ou assistiu ao documentário sobre Jim Jones ou Jonestown, sabe que os assuntos tratados são pesados, uma vez que envolve alienação e a manipulação de pessoas inocentes. Ainda que a obra seja fictícia é possível ver semelhança com o modo de vida da comunidade. Então, caso for se aventurar nesta leitura, observe os gatilhos informados pela autora, ok?
Serendee é uma comunidade tranquila e pura, intocada pelas maldades do mundo exterior. Para que continue assim, seus moradores abrem mão de algumas coisas: o acesso a aparelhos tecnológicos, o contato com pessoas externas incluindo familiares, a separação de meninos e meninas aos 12 anos para que seu líder os 'ordene' a um parceiro quando tiverem idade e caso permita.
Imogene sempre esteve sob a sombra dos pecados da mãe, que fugiu da comunidade. Quando chega o momento da 'Ordenação', quase não acredita que teve a honra de ser ordenada a Rex, filho de seu líder. Porém uma breve conversa com seu prometido mostra que ele está completamente desviado e longe dos caminhos do pai, a quem chama de vigarista. Para trazê-lo de volta ao Caminho, Imogene deverá
Rex acreditava no Caminho, até seu pai lhe deixar provar o mundo exterior e mostrar o que sustentava a bela Serendee. Toda a ilegalidade e sujeira que eram escondidas embaixo do tapete para que seu pai fosse visto como um deus pelos moradores, seu poder de manipulação... tudo o enojava e só queria se ver livre disso. Quando o pai deu-lhe a chance de escolher sua ordenada, ninguém poderia ser mais perfeita do que a filha da Regressiva.
The Order é o primeiro livro da trilogia The Cult of Serendee. Nele conhecemos a comunidade e seu funcionamento, bem como a função dos membros mais íntimos ao líder e o quanto possuem uma visão deturpada de mundo. Através de Imogene observamos o quanto as mulheres são ensinadas a serem como cordeiros para serem levadas ao matadouro, dispostas a tudo para agradar. Mesmo que isso signifique se perder no caminho.
Já o segundo livro da série, Regressive, mostra a dificuldade de Imogene, Rex e seus melhores amigos em se libertar da alienação sofrida durante tantos anos. Aqui as maldades de seu líder são escancaradas, o que causa angústia e indignação, afinal há muita auto sabotagem para santificá-lo. O excesso de segredos torna o plot final esperado, porém não a alta dose de amargor que vem com ele. Ambos os livros terminam em plots importantes para a história, então... preciso do terceiro para ontem. Rsrsss
Considero está série mais pesada do que a Hades Hangman da Tillie Cole. Ela não possui abuso infantil, porém a escrita da Lawson é mais crua e visceral, além de ter bastante foco no abuso mental. É uma história que possui harém reverso, ou seja, terá cenas hots, porém é mais focada na alienação.
E você, já leu alguma história que envolvesse seitas?
Comentários
Postar um comentário