Kowai (2019)
"Aqueles cujas vidas nunca foram mais do que um sopro de vento. Não se chega até aqui tendo algo a perder. Os que chegam já se despiram há muito de si mesmos, já não são – se é que algum dia foram, mais do que uma casca."
Olá, meus cheirosos!
Hoje venho com uma indicação literária de Halloween para aqueles que, assim como eu, são medrosos e passam boa parte dos filmes de terror com as mãos sobre os olhos.
Contudo, deixo o alerta para aqueles que tem gatilho com a temática de suicídio para que evitem esta leitura, compreendidos? Pois simbora!
"Procure acender uma vela antes de amaldiçoar a escuridão"
Kowai é uma antologia nacional composta por um conjunto de histórias de terror ambientadas no Oriente, maior parte no Japão. A obra conta com 21 contos bem curtinhos, cada um escrito por um autor diferente. Isto nos permite conhecer várias escritas e, como esperado, nos faz desejar ler um pouco mais de algumas do que de outras. Algumas obras conseguem nos prender e até fazer olhar para os lados para nos certificar de que não há nenhuma criatura nos observando.
O conto Devoração, da autora Karine Ribeiro, se tornou o meu favorito desta coletânea, embora seja bem macabro e sanguinolento, possui uma mensagem profunda sobre perdoar a si mesmo e as consequências de não fazê-lo.
A maior parte dos contos possuem glossário, o que possibilita ao leitor compreender os termos que se encontram em japonês. Apenas no primeiro conto, Shinkansen, percebi que uma frase não havia apresentado esta opção, mas é proposital visto que o próprio personagem não compreende seu significado.
Algo que senti falta durante a leitura foram as referências das mitologias abordadas, seja no final dos contos ou em alguma parte do livro. Alguns mitos me deixaram muito curiosa sobre sua origem, mas ao pesquisar não me deparei com nenhuma informação. Para aqueles que estão imersos no folclore do horror oriental será fácil fazer essa associação, mas para aqueles que não estão, pode ser um pouco frustrante já que o desfecho de alguns contos parece depender disso.
Na realidade, terminei uma pequena parte deles sem entender o aguardado final, mas creio que isto se deve a falta de profundidade, o que acabou levando a uma má exposição.
Bem, a obra foi publicada aqui pela editora Wish em 2019 e, infelizmente, está disponível apenas no formato digital, que não inclui as ilustrações presentes na versão física (não haverá mais impressões).
E você, conhece alguma história do horror oriental? O que faria se acabasse se deparando com uma assombração no seu quarto no meio da noite? Me contem aqui nos comentários. 😁
Comentários
Postar um comentário