Persuasão (2022)

 






Olá, meus cheirosos!

Estes dias tivemos a estreia polêmica de um filme baseado no livro de Jane Austen possuidor do mesmo título. O que houve para um romance de época levantar tanto burburinho? Será que, no meu caso, o fato de não ter lido o livro, não saber do que tratava a história e não ter expectativa alguma quanto ao que viria beneficiou o filme? Vem que te conto tudinho. 

Sinopse

Após ser persuadida a desistir do homem que amava devido a falta de posses, a jovem Anne sofre diariamente. Passados oito anos, ela ainda vive presa ao passado, mais precisamente ao jovem marinheiro Wentworth, o amor que renunciou. Contudo o destino pode deixá-la frente a frente com o amor perdido... e sua nova pretendente.



Logo no início já nos deparamos com um fato controverso: o título e a personalidade de Anne, que não se encaixa com a de uma mulher que possa ser persuadida. Ela é inteligente, observadora e muito debochada quando comparada aos outros personagens. A medida que a obra avança a vemos desdenhar dos outros devido a suas atitudes, o que nos leva a questionar a "persuasão" que sofreu. Isso fica mais óbvio quando conhecemos os personagens secundários que são extremamente caricatos, beirando ao mau gosto, e sem profundidade. 

Embora seja um romance, não espere nada muito complexo que mostre a profundidade das relações, sentimentos ou de escolhas. Nos momentos em que a história parece nos permitir imergir, ocorre a quebra da quarta parede o que estraga as emoções que a cena poderia proporcionar. Além disso, nossa inteligência é subestimada demais. Tudo deve ser explicado e não apenas uma vez, mas duas a três vezes seguidas. 

Aqueles que desejam assistir e esperam que a obra seja fiel ao livro, peço que passem longe ou o nível de frustração será alto. A obra claramente é um romance de época repaginado, conseguindo superar 'Os Bridgertons' no quesito inclusão de modernidade e distanciamento dos acontecimentos da época. Então se deseja algo fiel, indico assistir as versões antigas da obra.

Este filme é para aqueles que desejam ver a obra com um ar mais contemporâneo, que estão abertos a uma nova ótica desprendida da literatura e que gostam da quebra da quarta parede. Para vocês, ela será confortável.

Para mim, Persuasão é um filme que claramente não se leva a sério. Serve para distrair e apenas para isso (ou talvez nem isso). Aquele filme que assistir uma vez é o bastante, sabe? Não há cenas ou momentos memoráveis que te façam querer voltar só para ver aquele pedacinho.

Situação emocional desta leitora após assistir ao filme:














Mas me conta aqui, qual filme você assistiu uma vez para nunca mais ou que você não indica de jeito nenhum? Pode descarregar a frustração. 😁



Comentários

Postagens mais visitadas