Olhos de Gato (2020)
Olá, meus cheirosos! Hoje vamos falar desta animação que está na plataforma vermelhinha e que conseguiu tirar algumas lágrimas de mim (fato inédito). Prontos? Simbora!
Durante um passeio no festival cultural com a mãe, Miyo acaba se chateando por ver que ela só se interessa em interroga-la sobre a nova vida do ex marido e acaba fugindo. Nesta fuga acaba se deparando com um vendedor esquisito de máscara de gatos.
Após este encontro que nossa protagonista começa sua aventura. A máscara que ganhou do vendedor, permite que se transforme em gato sempre que quiser. Durante uma dessas transformações, Miyo encontra Hinode, um colega de sala, e se apaixona completamente por ele.
Só há um problema... Ele a ignora quando está na forma humana, mas quando ela é uma gata... é doce. Talvez ela precise deixar de ser humana para ficar com ele.
A animação é de encher os olhos, porém... não é apenas o visual que importa em uma história, certo? O público precisa entender a história de um personagem para conseguir se conectar e até ter empatia por ele.
E o difícil em 'Olhos de gato' foi justamente compreender as motivações que faziam nossa protagonista querer se tornar um gato em definitivo. Isso em parte se deve porque a animação reteve algumas informações até os últimos minutos.
Sem contar que Miyo que não entrega seus sentimentos em uma bandeja, principalmente após o divórcio dos pais. Em muitos momentos dá para ver que ela está pensando em algo, só não sabemos no quê. Miyo finge que está tudo bem até quando está sofrendo.
A sensação que tinha enquanto assistia era de ver duas pessoas conversando e perceber que as palavras tinham algum significado oculto. O problema era que eu não conhecia a história por trás e ninguém me contava. Só perto do final, quando Miyo tem um momento de fúria é que começamos a ver o mundo por seus olhos.
O Hinode perdeu o pai e basicamente os membros da família o vêem como o futuro provedor. Só que enquanto ele deseja seguir com a profissão do avô, sua mãe tem sonhos mais ambiciosos. Então somada a sua incapacidade de dizer o que deseja da vida, ele ainda tem Miyo em seu pé ignorando a sua falta de interesse nela.
A insistência dela com Hinode me trazia dois sentimentos conflitantes. Em alguns momentos eu ficava verdadeiramente triste por ela querer tanto assim o amor dele. Em outros, a persistência chegava a ser incômoda por ela não saber respeitar o desejo alheio.
Isso é tão triste. Ele não está interessado, mas você não desiste. É deprimente.
Algo que amei nesta animação foi a amizade de Miyo e Yuri. Yuri tenta fazer a amiga ver a realidade em todos os momentos, sendo uma âncora quando Miyo perde a noção das limitações humanas, de amor próprio e de necessitar da família.
Se gostei do anime?
Sim! Porém não virou favorito, principalmente devido ao final. Para quem é curioso, coloquei o spoiler abaixo. 😁
Spoiler:
.
.
.
Acho que não cabia um final romântico entre Hinode e Myio. Ao fazer isso parece que as vontades do Hinode são ignoradas para que Miyo tivesse o final que desejava.
Comentários
Postar um comentário