Senciente Nível 5 - Carol Chiovatto
Olá, amores! Mila aqui e vamos de mais um livro que foi muito bem recebido em parceria com a editora AVEC. Em Senciente Nível 5, mergulhamos em uma trama de ficção científica e é o segundo livro da autora que conferimos. O anterior foi Porém, Bruxa, que vocês podem conferir a resenha AQUI.
Para começo de conversa, o livro é curto e já nas primeiras páginas somos inseridos no que parece uma missão intensa, com tiros. E, bem aos poucos, vamos conhecendo os personagens, o que querem e em quais situações foram colocados.
Em um resumo que vem de maneira não tão clara nas primeiras páginas, mas que é a base de tudo, temos Lin, a capitã da Universidade da Bílgia, que precisa salvar Teo, emissário e irmão gêmeo da Soberana Rea de Lena-Hátia, capturado pela Bílgia há dois anos. Eles contam com a ajuda de Nyx, a enigmática inteligência artificial que controla todos os computadores da Bílgia.
Juntos, eles têm de descobrir quem quer uma guerra entre a Bílgia e Lena-Hátia e sobreviver para contar a história.
Ou seja, o livro vem cheio de momentos políticos além de personalidades bem traçadas. Apesar de parecer que todos vem carregados de desconfiança e urgência em resolver tudo para que sobrevivam (ou para que impeçam que outros morram), podemos ver pedaços de humanidade dentro de cada um. Seja por desejos mais íntimos, dúvidas sobre suas próprias decisões e até a exaustão que vem nas pessoas mais fortes... o livro é uma montanha russa de sentimentos.
Como disse antes, não são muitas páginas e com capítulos que alternam entre a visão de Lin e Teo, vamos tentando entender o que acontece. No começo, pode ser um pouco difícil se acostumar com as mudanças que não são tão claras, ainda mais porque o mundo que conhecemos é totalmente novo... mas logo fica fácil até escolher um personagem preferido e torcer por decisões certas.
Se eu errar, pessoas morrem. Se eu acertar, pessoas morrem também.
Para os que ainda estão se acostumando a ler ficção científica, como eu, o livro se torna fácil de ler e traz elementos que me parecem usuais no gênero. E os fãs mais assíduos podem se envolver de maneira fácil também, encontrando um enredo com reviravoltas interessantes e uma inteligência artificial que, talvez, muitos de nós gostaríamos de ter.
Como o livro é curto e muito vem como surpresa ou pontos chaves, terei que ser forte e não revelar muita coisa. Mas, é fácil indicar para quem quer conhecer o gênero ou prestigiar mais nossos autores nacionais que vem trazendo bons trabalhos.
Um livro que não segue um ritmo que estou acostumada, sendo mais rápido e ágil, agradando a muitos. Ainda sou das que gosta de um envolvimento um pouco mais guiado, que me deixe sabendo mais e adivinhando menos. E, ainda assim, uma experiência muito boa que sinto que serviria para todos.
E vocês, tem costume de ler ficção científica? Me indiquem livros, filmes ou seriados do gênero que acham que valem a pena conferir! =D
Comentários
Postar um comentário