Agora que ele se foi - Elizabeth Acevedo






Olá, amores! Mila aqui e venho trazer uma dica de leitura da editora Nacional!
Em Agora que Ele Se Foi, acompanhamos a história de Caminho Rios e Yahaira Rios, em capítulos alternados e sinalizados no topo de cada página, com o nome de cada uma.

"Não se deve deixar palavras atrapalharem possibilidades desconhecidas."


A história ainda vem com um detalhe que achei incrível... ela é toda escrita com uma estrutura de poema. Ou seja, se tornou envolvente de uma forma que eu não esperava.

E para entendermos melhor um pouco de cada, por um lado seguimos Camino que mora na República Dominicana com a tia, desde que sua mãe morreu e seu pai foi morar em Nova York, e do outro lado temos Yahaira que mora em Nova York com seu pai e sua mãe que, no meio de um casamento conturbado, fazem a garota se sentir confortável apenas com a sua namorada. 


"É quase como se a tia tivesse se esquecido
de que roubou o meu pai        ou talvez esteja comemorando que o ganhou."


E o que junta a história das duas meninas é algo que já sabemos logo de cara... Desde que Yahaira nasceu, o pai passa os meses de verão na República Dominicana, supostamente a negócios. Com a queda do voo 1112, os dois mundos que Yanos Rios manteve separados durante anos por fim se unem quando Yahaira e Camino descobrem que são irmãs. 


"Embrulho os sentimentos que não posso compartilhar, 
um pacote que não foi aberto, um presente que ninguém quer."


O livro pode parecer seguir uma ideia comum, mas além de ter toda uma escrita diferente, ele nos envolve com detalhes mais pessoas, pensamentos, vontades e, claro... o luto. O livro todo tem um peso muito grande ao falar sobre a perda, aceitação, a fragilidade da vida, o quanto o amor nem sempre é evidente e o quanto tudo pode mudar em um segundo.

E apesar da escrita envolvente da autora Elizabeth Acevedo, por ter um tema pesado e sentirmos passo a passo do processo de luto, se tornou uma leitura mais densa para mim, onde tive que dar alguns momentos de respiro. 


"Ambas sabemos o que é ter os pais nos olhando
como se fôssemos duas interrogações gigantes.
Também sabemos o que é olhar uma para a outra
& encontrar ali todas as respostas sobre si."


Mas, claro, o livro pode parecer um tanto lento na resolução de alguns problemas, então certa paciência é exigida, assim como empatia. Também vem com assuntos mais intensos sobre abuso contra a mulher que, ao meu ver, não foi tratado com tanta profundidade. Sinto que, assim como as meninas e suas mães que foram descobrindo algumas coisas sobre o seu pai, também ficamos no escuro sobre quem ele era, as relações que tinha, a segurança que dava enquanto vivo e o quanto isso mudou ao partir.
Acho que existiu muita compreensão da parte de algumas personagens, faltando aquela chaminha de frustração. Afinal, não foi um segredo simples e a morte de alguém não apaga seus erros. 

E eu teria amado um glossário com mais explicações sobre alguns termos em espanhol, mas é apenas um detalhe a mais.


"Lute até que não consiga mais respirar, & se você tiver que desistir,
desista sorrindo, faça-os pensar que você os está deixando ganhar."


Ou seja, quem gosta daqueles livros pé no chão, com o desenvolvimento familiar, questionamentos pessoais, decisões e até a aceitação de uma nova vida que veio sem a porta estar aberta, mas que pode abrir muitas boas portas pelo caminho... esse livro é totalmente feito para você!

Já haviam lido algum livro da autora? Gostam de livros mais dramáticos e cheios de mensagens? Contem para a gente!


"Sonhos são como fiapos de lã que grudam no cabelo;
eles chama atenção de início, mas eventualmente são
lavados, ou dedos longos os pegam & os tiram de lá
& você se torna o que todo mundo espera."


Comentários

Postagens mais visitadas