Aranha, a Artista - Nnedi Okorafor




Sinopse: Em uma Nigéria tomada pela violência contra a população mais pobre, uma mulher tenta encontrar um sentido para sua vida nas cordas de seu violão. Tentando fugir de um marido agressor, ela conhece um robô que parece estranhamente fascinado pela sua música.


E lá vamos nós com mais um conto do Projeto Cápsula, da Editora Morro Branco. Já lemos alguns contos que vocês podem encontrar em nosso blog com facilidade. E caso queiram ver os disponíveis, todos grátis, basta clicar AQUI. 


E vamos lá! A história se passa em um futuro próximo, em uma aldeia no delta do Rio Níger, onde existem grandes empresas petrolíferas. E conhecemos detalhes da vida nessa aldeia por Eme, a personagem principal.

 

Notamos logo de início que Eme tem uma vida solitária, convivendo com um marido que faz uso do álcool para liberar o que há de pior dentro de si e conhecemos esse seu lado logo de cara, quando ela se afasta dele por ele ter batido nela. E ao se afastar dele naquela noite, Eme segue com seu violão para perto de um dos oleodutos próximos da sua casa. 


"Eu tinha passado o dia refletindo. Sobre minha vida. Eu estava presa. Queria um bebê. Queria sumir daquela casa. Queria um emprego. Queria amizades. Precisava de coragem. Eu tinha coragem."


No conto, os oleodutos são protegidos por aranhas robóticas chamadas de “zumbis” pela população, que matam quem se aproxima das tubulações. Isso tudo foi estabelecido e criado pelo governo, claro. Porém, nessa noite fatídica, o som de seu violão atrai uma das aranhas e notamos que uma conexão começa a existir entre robô e humana solitária. 


Por se tratar de um conto e eu dificilmente querer estragar a experiência de vocês, recomendo que entrem no site e leiam as poucas 29 páginas de conto. Com uma escrita maravilhosa da autora, juntamos o que sabemos que existe de real com a pitada de ficção que vem de maneira tão natural que fica fácil demais imaginar todo o cenário criado. 


E além disso, o final me deixou com tanta vontade de mais e ao mesmo tempo parecia calculadamente bem concluído. Então, caso não tenham costume em ler contos, ainda recomendo que tentem alguns desse projeto, especialmente esse que deixa um sentimento de conclusão. 

Nnedi Okorafor trouxe um lado mais sensível de uma personagem que vive um momento duro, em uma realidade que atinge muitas pessoas e que traz um final que mistura sensibilidade e violência. Ou seja, mais do que recomendado =D

Comentários

Postagens mais visitadas