Verdades Dificeis de Engolir - Samantha Silvany
Sinopse: O escritor Dan pensava estar vivendo um verdadeiro romance clichê com
seu amor de infância, pelo menos até conhecer Sofia, uma mulher que o
faz sentir coisas que nunca sentiu antes.
Sofia, uma mulher
empoderada e decidida, mas azarada no amor, achava ter encontrado seu
par perfeito, até descobrir que seu príncipe encantado era o mesmo de
outra pessoa.
Já Alicia está convencida de que encontrou o grande
amor e que nada e ninguém irão impedi-la de seguir ao altar e ter seu
tão sonhado “felizes para sempre”. Mesmo que precise passar por cima de
si mesma para isso. Mesmo que tenha que esmagar seu amor-próprio para
provar para si e para os outros que aquele homem é a metade que lhe
falta.
Mas será que as pessoas realmente são incompletas e precisam
de outra metade para encontrar a felicidade? O preço para viver um
grande amor pode ser a própria dignidade? A sororidade existe mesmo ou é
só uma palavra bonita que decidiram acrescentar no dicionário? Sofia
tem algumas respostas para essas perguntas, mas Alicia tem outras bem
diferentes...
Será que o “Felizes para sempre” existe mesmo? Samantha Silvany nos apresenta três pessoas que são verdadeiros desafios quando se trata de defesa em um livro de romance e que retrata ao mesmo tempo o que conhecemos bem das pessoas no nosso dito ‘Mundo Real”. Dan é o famigerado estereótipo do boy lixo, Sofia é a jovem pega no furacão sem saber que tinha algo mais naquele ser perfeito que conheceu e bem, Alicia é a mulher que tem escolhas controversas e que a jogam em uma situação impossível de fugir e ao mesmo tempo, sem uma resposta fácil ou certa de solução.
"O amor não é capaz de nos ferir. Mas uma pessoa que não sabe amar, sim."
Tem alguns momentos que achamos que já sabemos todas as respostas e que estamos prontos para todos os momentos, o que só descobrimos quando estamos vivendo tais momentos e isso é o que vemos acontecer com Sofia ao longo de seus momentos de destaque no livro, já que a mesma se vê descobrindo que o homem que considerava seu príncipe, na verdade não vem sendo muito verdadeiro com ela. Por outro lado, temos um cara que achava que estava bem confortável com as coisas como estavam e num momento onde tudo parecia pronto para o “final”, ele descobre que talvez não esteja tão pronto assim para isso. Fazendo ele completamente ignorar seus compromissos e viver uma aventura proibida e que talvez por isso, era tão interessante assim para ele.
Samantha não escreveu uma obra fácil de interpretar, principalmente porque podemos ver nuances de pensamentos comuns ao mundo de um modo geral, mas também porque não é fácil demonstrar como mulheres que são como Alicia, aceitam muitas vezes uma traição ao ponto de culpar completamente a outra mulher e não a outra pessoa que estão em um relacionamento com elas, no caso aqui, um homem. Basicamente, a autora apresenta que existem momentos difíceis que nos colocam em posições delicadas e é a nossa resposta diante dessas situações que vai realmente definir quem somos e não apenas as palavras.
"Por mais que a gente se esforce para fazer uma relação funcionar, se a outra pessoa não estiver tão disposta e interessada quanto a gente, não vai dar em nada."
Apesar de não ser um livro no estilo mais autoajuda que eu esperava e descobri que muitos também esperavam, “Verdades difíceis de engolir” te mostra justamente que não existe uma reação ou resposta certa, mas existe a reação e a resposta ideal para que você esteja bem com você. A obra mostra o crescimento em meio ao caos e nos faz compreender, atitudes das mais diversas possíveis, mesmo aquelas que não fazem parte do padrão que iríamos aceitar.
Comentários
Postar um comentário