Depois do Sim - Taylor Jenkins Reid
Oi, amores!
Mila aqui e esse foi o meu terceiro livro da autora e já deixo claro desde já que foi o que eu menos gostei. Mas, calma. O mérito dele existe, mas apenas não me agradou tanto.
Para os que acompanham o blog há um tempo, sabem que não sou fã de romances e leio para sair da zona de conforto, especialmente quando a escrita da autora me agrada. E desde Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (que vocês podem ler a resenha AQUI), que me fisguei pelos livros da autora. E claro, se quiser, Amor(es) Verdadeiro(s) também está resenhado AQUI.
O livro foi originalmente publicado em 2014, mas chegou ao Brasil ao final de 2020.
"...não sei se existe um nome para a sensação de descobrir que deixamos sem jeito a pessoa que nos deixa sem jeito. É uma coisa que dá coragem. Deixa a pessoa confiante. Se sentindo capaz de fazer qualquer coisa."
Mas, vamos lá.
Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar.
Então, seguimos Lauren e seus pensamentos já que temos um livro escrito em primeira pessoa. Ou seja, é um livro cheio de sentimentos e pensamentos que refletem a confusão mental e emocional da personagem que, assim como seu marido, notou que estavam perdidos em uma relação sem emoção.
"Às vezes as pessoas fazem as coisas porque estão irritadas ou chateadas ou porque estão a fim de brigar. E essas coisas podem magoar. Porém, o que magoa mais é quando alguém faz as coisas por apatia. Por não se importar mais com você como na época da faculdade. Por não se importar mais com você como na época em que se casar. Por não se importar mais com você."
Um dos pontos altos do livro é o mesmo em que vi em outros enredos da autora. Ela consegue criar personagens super reais, que mesmo que não tenhamos passado por uma situação parecida com a demonstrada, com toda certeza conseguimos nos identificar. E isso se estende para os personagens secundários também. Lauren tem uma família maravilhosa e o peso na história é absurdamente feminino. Apesar de ter um irmão que acaba sendo a conexão com seu marido, tanto sua irmã, mãe e avó acabam se tornando peças importantes no enredo. Seja por causa da companhia que fazem, das decisões que tomam ou os conselhos que dão mesmo quando Lauren não pede.
"Por que subestimamos as coisas que temos? Por que só quando estamos prestes a perdê-las conseguimos entender o quanto são importantes?"
O livro consegue ter começo, meio e fim de uma forma perfeita. Não senti que foi uma leitura fácil por causa dos questionamentos que acabaram vindo em excesso. Muitas vezes senti que a rotina do livro era apenas isso... rotina. Novos pequenos momentos preenchendo o vazio dentro de Lauren e para mim, alguém que nem sempre se dá bem com esse tipo de leitura, se tornou uma atividade um pouco mais exigente. Sem tanto altos e baixos, a autora nos traz a vida como ela é. Onde nossa mente pode nos pregar peças e camuflar sentimentos, ou os sentimentos podem falar mais alto e nos cegar para o que está bem na nossa frente.
Não foi um livro que funcionou totalmente para mim, mas com toda certeza pode agradar aos fãs do gênero.
Taylor acerta novamente com sua escrita real, personagens que falham, aprendem e arriscam, com todo um clima de desenvolvimento mais calmo. Aquele tipo de romance imperfeito que no fim, pode preencher nosso coração ou nos mostrar que alguns caminhos precisam ser interrompidos para encontrarmos outra estrada para percorrer.
"Só porque dá para levar a vida sem uma pessoa não significa que a gente queira isso."
"Depois do sim" é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá, sobre como o amor parece mudar e a o manter se torna uma tarefa do dia a dia. E que nem sempre essa tarefa é algo que queremos ter, apesar dos momentos anteriores que eram cheios de paixão e vida. É uma história sobre um casal, seus amigos, família, quem foram, quem são e quem podem ser... juntos ou separados.
Tenho certeza que irá agradar muitos de vocês.
Mas, contem para nós! Já leram ou ficaram curiosos?? O livro foi lançado pela editora Paralela e está fácil demais de comprar ;D
"A coisa mais importante é você ter tentado. O que importa é que você abriu seu coração, deu tudo de si e continuou se esforçando."
Comentários
Postar um comentário