Laura Dean Vive Terminando Comigo - Mariko Tamaki


Mão de um homem segurando um celular. Ao fundo temos casas com cores mais rosadas e na imagem do celular, a capa da HQ Laura Dean Vive Terminando Comigo




Sinopse: Faz quase um ano que Freddy está apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. Mas ela não imaginava que um namoro poderia ser tão complicado… Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. 
As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. A HQ venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes.

E que surpresa maravilhosa foi cruzar caminho com essa obra que, além de uma arte leve, com cores que consistiam em variações de cinza e um rosa chapado e bem leve... veio com aquele reconhecimento do que é a época de primeiros (segundos, terceiros, quartos...) relacionamentos que nos deixam sem saber como agir e nos questionamos o quanto os sentimentos são fortes para superar qualquer coisa. 

Como vimos na sinopse, Freddy nos guia em uma conversa onde ela conta para uma colunista sua situação amorosa e como isso tem abalado sua vida. Conforme seguimos a história, notamos que Laura Dean não é a namorada mais presente e de alguma forma, mesmo depois de términos decididos pela garota, Freddy sempre volta a estar com ela, quase como se sua vida girasse em torno da garota charmosa e popular. 

Imagem da personagem Freddy de costas com um balão de mensagem escrito: "Na verdade, términos quase nunca são simples já que as pessoas são complicadas. Tudo bem se parecer um desastre. Sei que podemos sentir que não está tudo bem, mas está. Além disso, às vezes precisamos termianr com alguém que ainda amamos. Não existe uma fronteira clara entre amar e não amar mais."




A HQ que vem com uma narrativa LGBTQIA+ tem um ritmo que não se acelera, não nos deixa confusos com uma carga emocional que poderia ter sido jogada em cima de nós do nada, mas vai criando seu caminho página à página enquanto vamos nos aproximando de Freddy e seus amigos, todos com personalidades bem variadas. 

A trama irá nos apresentar aquela transição que os adolescentes passam, começando uma vida mais adulta e ainda trazendo os conflitos que todos conhecemos bem. Com doses de crise de identidade, drama familiar, exploração da própria sexualidade, conflitos com melhores amigos e a grande decisão de olhar para si e ao redor e entender o que é amor e o que pode ser um relacionamento abusivo, Mariko Tamaki nos traz pontos importantes de forma suave, nos deixando conhecer vários lados de uma mesma história.

Imagem da Freddy e sua amiga se abraçando, sem dizer nada.




Claro que Freddy nos guia pelo enredo e nos apegamos mais a ela, especialmente no momento de querermos dar aquela boa chacoalhada nela para que possa olhar ao redor e ver um pouco além de si mesma e seus problemas. E tudo isso com a arte de Rosemary Valero-O'Connell, que faz a experiência ser boa demais e fica difícil parar de ler. 

Ou seja, se ainda não se aventuraram no mundo de quadrinhos/Graphic novels... chegou o momento. Para os que estão passando por essa fase ou já viveram esses anos, a identificação existe seja lá o tipo de relacionamento que teve. Você pode ter sido uma Laura Dean, uma Freddy ou até um de seus amigos. Aqueles que tem bom humor, que apoiam em qualquer momento e aqueles que começam a se afastar ao notarem que não são mais vistos.
Indico com tranquilidade para todos!
=D


Imagem de uma festa com alguns personagens conversando enquanto Freddy, mais atrás, olha para sua namorada Laura Dean que está de costas para ela. Na imagem, temos a frase:  "Continuar com quem você ama pode ser mais difícil do que parece"




Comentários

Postagens mais visitadas