Sons da Fala - Octavia E. Butler (Conto)
No mês de maio, a Editora Morro Branco lançou o Projeto Cápsula, uma reunião de contos dos seus autores para ler de graça em seu site. E para iniciar com contos desse projeto, o grupo de leitura que participo escolhei o conto Sons da Fala em uma votação que nos fez começar com o pé direito.
Com nomes como Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Jack London, o projeto traz contos de diferentes gêneros, para os mais diversos gostos. Mas vamos focar no dessa vez para que eu possa contar um pouco para vocês.
Rye deseja sair de Los Angeles e chegar à Pasadena. Para isso, ela pega um ônibus. Ônibus nesse mundo pós-apocalíptico são coisas raras e lotam com facilidade. Não há mais carros, não há mais polícia. Não existe mais a fala como conhecemos, não existe mais a leitura como exercemos. Uma doença forte e extremamente rápida destruiu o mundo que conhecemos, acabando com as habilidades intelectuais das pessoas até chegar à morte. Agora, as pessoas vivem dominadas pelos seus impulsos e instintos em meio aos destroços do passado. Rye é uma sobrevivente.
E sendo a primeira vez em que li algo da autora, preciso notificar que sua escrita é absurda envolvente. Em poucas páginas onde fui, com facilidade, me localizando e entendendo a realidade da personagem principal, me vi sem saber como parar de ler.
O conto todo nos faz analisar como os seres humanos vivem em um momento difícil, onde pequenas atitudes podem ter grandes consequências seja escolhendo seguir um caminho, ajudar alguém, se afastar para apenas observar algo acontecer ou até escolher entrar em um carro com um desconhecido que pode ser tonar muito mais.
Como alguns contos, a leitura parece rápida demais e deixa aquela sensação de querer mais. E infelizmente não posso contar tanta coisa por ser curto, mas vale a pena.
A escrita da autora, a fluidez dos momentos, a curiosidade em entender uma nova realidade que foi assolada por uma doença e a personalidade de Rye nos faz desejar um livro completo com esse enredo que prometeria momentos de intensidade, raiva, esperança, amor e por aí vai.
Se não conheciam o projeto ou se ficaram curiosos, o conto está disponível para leitura no site da editora Morro Branco. Mas podem clicar bem AQUI e ir conferir =D
Já estou ansiosa para trazer detalhes sobre os outros contos.
Mas e aí, já leram algo da autora ou conheciam o projeto? Nos deixe saber!
Comentários
Postar um comentário