Mulherzinhas - Louisa May Alcott
Sinopse: Dezembro de 1861, Massachusetts. Meg, Jo, Beth e Amy March enfrentam seu primeiro Natal sem o pai, que serve na Guerra Civil. É o marco inicial da jornada de formação das quatro irmãs, e Mulherzinhas as acompanha nesse processo até a vida adulta. Entre alegrias e aflições, desafios e conquistas, perdas e aprendizados, crescemos com elas...
Há pouco mais de 150 anos, a escritora Louisa May Alcott recebeu a tarefa de escrever um relato voltado para jovens leitoras. Não precisou ir muito longe em busca de inspiração: sua família e esse mundo próprio da Nova Inglaterra em tempos de Guerra de Secessão lhe serviram. Nem de longe ela imaginava o impacto que esse livro, Little Women, seu título original, acabaria causando. Traduções para mais de cinquenta idiomas, vários filmes, quase uma dúzia de adaptações para televisão, peças de teatro e musicais da Broadway, uma ópera, muitos trabalhos acadêmicos e um número incontável de reimpressões em todos os formatos possíveis. E a conta só aumenta. As edições comemorativas se multiplicaram por todo o mundo para celebrar esse aniversário significativo. Há pouco tempo, a prestigiosa BBC estreou uma nova minissérie e está prestes a chegar às telas outra grande versão cinematográfica protagonizada por Meryl Streep, Emma Watson e Laura Dern.
Aperte os cintos porque é hora de mergulhar em um universo novo e conhecer quatro jovens de pertinho, em anos onde uma mulher ser direta sobre seus pensamentos não era algo muito apreciado. Jo, Meg, Beth e Amy March tem sonhos, ambições, personalidades únicas e diferentes. Ao longo da leitura, uma janela se abre para todos os detalhes da vida delas onde vemos como a mente de cada uma segue um rumo diferente e com isso, conhecemos melhor suas escolhas ao longo do crescimento delas.
"Nossos fardos estão aqui, nossa estrada está diante de nós, e o desejo de bondade e felicidade é o nosso guia por muitos problemas e erros até a paz que é a verdadeira Cidade Celestial."
Esse é um dos livros clássicos que acabei enrolando uma vida inteira para ler porque junto com as obras de Jane Austen, esse é um romance que acompanha uma época onde as mulheres tomavam menos decisões sobre si mesmas e apesar de eu sempre ler e suspirar, particularmente me surge um pouco de indignação. Mas como eu estava errada em esperar tanto! Aqui vemos o cotidiano da família March, simples e que parece bobo até mas, ao ler com calma, você sente uma profunda conexão, compreendendo a lição para cada um daqueles pequenos momentos.
"Não podemos fazer muito, mas podemos fazer nossos pequenos sacrifícios e deveríamos fazê-los com alegria"
Das diversas adaptações cinematográficas, uma das mais comentadas vem sendo a de 2019 que conta com as atrizes Saoirse Ronan (Jo March), Emma Watson (Meg March), Florence Pugh (Amy march) e Eliza Scanlen (Beth March). A obra recebeu o Oscar e o Bafta 2020 de Melhor Figurino, além de diversas outras indicações como Melhor Atriz e Melhor Roteiro. Eu particularmente pretendo ver o filme agora que terminei de ler o livro e em breve poderemos ter algo sobre a adaptação por aqui também.
Deixo aqui essa dica para você que deseja um romance de época, suave e ao mesmo tempo cheio de significado. Essa é uma obra que mexe com nossas emoções e, ao mesmo tempo, deixa aquele gostinho agradável durante a leitura.
Comentários
Postar um comentário