Ponto de Virada - Monja Coen

 

 


Sinopse: Diante de um dos momentos mais dramáticos da história da humanidade é fundamental refletir com serenidade sobre como lidar com os problemas que todos enfrentamos. Uma das maiores líderes espirituais do país, Monja Coen atende a este chamado e faz neste livro um sensível convite ao desapego, como ferramenta para lidar com as dificuldades que a pandemia nos trouxe a todos. Intelectual respeitada, e autora best-seller com centenas de milhares de livros vendidos, Monja Coen reflete sobre importância de aproveitar estes momentos duros para empreendermos mudanças positivas e decisivas em nossas vidas.

2020 tem sido um ano de surpresas e para meus hábitos literários, um ano que andei mergulhando em novas águas. Sempre fui acostumada a ler romances, suspenses, fantasias, livros infantojuvenis e Young Adults, mas nesse período que estamos vivendo, optei por me permitir conhecer livros considerados como "auto-ajuda", e tem sido uma grata surpresas me deparar com leituras construtivas e que ajudam a encontrar em meio ao caos um ponto de paz e esperança.

Monja Coen é uma grande líder espiritual que em suas obras sempre apresenta textos que nos levam a redescobrir o melhor em nós mesmos e neste livro não é diferente. Com um prefácio escrito pelo pensador conceituado Leandro Karnal, descobrimos que é com uma linguagem simples e linhas de pensamento rápidas que a mensagem será entregue, afinal estamos todos vivendo tempos difíceis, mas é justamente quando isso acontece que grandes mudanças podem ocorrer ao nosso redor.

Descubra você. Quem você é. Descubra o ser humano capaz de se tornar incapaz de ferir e de fazer sofrer - seja lá quem for e em que lugar.

Um dos principais pensamentos trazidos na obra é sobre como lidar com as dificuldades provenientes do momento de pandemia que estamos vivendo mundialmente, descobrir e enfrentar o desafio que vem sendo proposto pelo momento. Afinal estamos distantes fisicamente, mas será que estamos realmente só fisicamente distantes ou nos distanciando emocionalmente também do outro? Estamos mais próximos talvez? Essas são algumas perguntas que nos levam a pensar em como estamos lidando com a situação. 

Com pequenas mensagens de sabedoria, a obra nos faz pensar e nos apresenta que talvez possamos ser melhores para nós mesmos e o ambiente ao redor, seja com uma maior flexibilidade de agenda ou pensamento, seja ouvindo mais o próximo ou oferecendo nossa presença, mesmo que virtual ao outro. Pequenas mudanças que podem tornar melhor o dia de alguém ao nosso redor. 

Nós, seres humanos, temos a capacidade de despertar, de apreciar a vida em sua pluralidade de emoções, sentimentos. Temos a capacidade de perceber o que é, assim como é. Podemos ir além.

Então deixo aqui um convite que o livro nos oferece: Vire a Chave dentro de você! Seja com um pensamento ou palavra positiva para alguém, seja com um sorriso ainda que pela webcam ou alguns minutos de ligação só pra saber se a pessoa está bem. Seja você parte de uma grande mudança também, não existe formula secreta para isso, a resposta é estender a mão e começar.

Comentários

Postagens mais visitadas