Daqui a Cinco Anos – Rebecca Serle
Sinopse: Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos. Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro. Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada. Ao mesmo tempo divertida e emocionante, Daqui a cinco anos é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro.
E venho com felicidade trazer a resenha desse livro que pudemos conferir antes do lançamento, realizado pela editora Paralela, selo da Companhia das Letras.
Antes de começarmos, deixamos claro que o e-book será lançado dia 29 de junho, e deixaremos o link direto para compra bem AQUI
Como conta a sinopse, acompanhamos Dannie depois de um sonho que lhe trouxe uma experiência jamais vivida. E apesar de tudo isso ter ficado em sua mente por um tempo, Dannie optou por esquecer e seguir com sua vida, seu trabalho, novas experiências e uma amizade forte que ela mantém com sua melhor amiga, Bella.
Porém, quando quatro anos e meio se passam, ela dá de cara com Aaron, o homem do seu sonho. Infelizmente, de uma maneira que ela não esperava.
Preciso evidenciar em um primeiro momento a escrita da autora Rebecca Serle. O livro se passa em New York e ela sabe nos presentear com detalhes de localizações, lojas, seus nomes e restaurantes, assim como evidencia bem detalhes sobre bebidas, refeições, artistas. O livro é um prato cheio de detalhes que, para muitos, pode ser necessário acostumar em um primeiro momento e que, depois de páginas lidas, te faz sentir andando ao lado da protagonista por ruas nova iorquinas.
Tirando esse detalhe, a autora nos presenteia com uma protagonista que vive seus dias com uma rotina bem estabelecida, em um trabalho que suga suas horas e a deixa realizada da melhor maneira já que sempre sonhou em trabalhar com Direito, correndo para colocar a mente em ordem e comendo o seu famoso bagel com salada de peixe branco.
Ao contrário dela, Bella será a personagem que vem com a pitada de ousadia, que dosa os passos seguros de Dannie enquanto viaja o mundo e tem uma personalidade mais impulsiva.
Ou seja, entre as duas e seus respectivos namorados, o que podemos notar são personalidades bem definidas que vão nos guiando pelas páginas com relatos de um dia a dia que, por mais que Dannie tente controlar, virá com surpresas que ela mesma não poderia calcular.
"Às vezes você precisa fazer sacrifícios para realizar seus sonhos."
O livro foi um dos que li mais rapidamente nessa quarentena e posso dizer que não decepciona. Apesar de em um primeiro momento eu ter suposto que haveria uma pitada maior de fantasia, apenas pelo "salto no tempo" dentro de um sonho... a autora me deixou tão centrada na realidade calculada da personagem, que eu já não pensava em analisar tanto os motivos que levaram o sonho a acontecer.
O enredo todo é bem claro e temos momentos mais leves, apesar do humor em si não ser algo tão forte na trama. E, conforme vamos seguindo, notamos que é um livro sobre o amor, porém de uma forma diferente da que esperávamos.
Dannie é uma jovem que vê sua vida evoluir dia após dia, com alguns planos sendo deixados de lado enquanto prioriza o que considera importante. E, assim como ela, notamos que a vida pode nos surpreender de diversas formas. E quando o mundo de Dannie parece ruir aos poucos, ela nota que vai encontrando forças dentro de si de uma maneira nova. Porém, o que surpreende mais não é o que ela mesma pode fazer, mas sim o que as pessoas ao seu redor fazem, especialmente aquelas que ela achava conhecer tão bem e que supunha ter que proteger.
Daqui a Cinco Anos veio como uma surpresa boa trazendo uma mensagem que, para muitos, deveria ser lógica. Que por mais que tenhamos escolhas, planos, ideais e vontades... a vida irá seguir seu curso da forma que deve e, muitas vezes, precisaremos nos preparar melhor para enfrentar os desafios. E irá reforçar o quanto algumas pessoas, sejam as que sempre estiveram lá ou as mais novas, podem nos surpreender. E deixa claro que apesar de algumas coisas serem garantidas, sair de dentro da bolha de proteção que escolhemos viver seja por rotina ou inconsequência... pode nos presentear com situações e sentimentos bons, talvez até esquecidos dentro de nós.
"Você está confundindo amor com outra coisa. Acha que o amor precisa ter um futuro para fazer diferença, mas não é assim que funciona. É a única coisa que não precisa evoluir para nada. Enquanto existir, faz toda a diferença. Aqui e agora. O amor não precisa de um futuro."
O livro nos apresenta ao amor de maneiras variadas. Indo de paixão para o amor seguro e constante. Indo do amor que vem com cuidado ao amor que aparece sem aviso, nos tirando o ar por alguns momentos. Nos mostra o amor que vem das pequenas coisas, de lembranças guardadas e pequenos gestos... ao amor que demoramos muito para notar que está ali.
Rebecca Serle nos oferece um enredo que nos faz analisar nossas vidas, pessoas que temos ao redor e o quanto não podemos dar o tempo como algo garantido. Que aproveitar o agora tem seu valor e que o futuro nem sempre será como esperamos ou sonhamos.
Recomendo para todos que procuram um texto bem escrito, com detalhes ricos, personagens envolventes, viciante e aquela pitada de análise sobre nossas próprias vidas.
Comentários
Postar um comentário