Doce Lar - Tillie Cole




Sinopse: Aos vinte anos, Molly Shakespeare acha que já sabe de tudo. Ela leu Descartes e Kant. Ela estudou em Oxford. Ela sabe que as pessoas que te amam também te deixam.  
Mas quando Molly se muda da cinzenta Inglaterra para começar uma nova vida nos Estados Unidos, ela descobre que ainda tem muito a aprender. 
No Alabama os verões são mais quentes, as pessoas mais intimidantes e os alunos de sua nova escola muito mais viciados em futebol. 
Após conhecer o famoso quarterback Romeu Prince, Molly só consegue pensar em seus olhos castanhos, cabelos loiros, físico perfeito... e em como sua vida tranquila e solitária parece estar a ponto de mudar drasticamente.

Olá galerinda!!
Esse é o primeiro livro que li de nossa parceria com a Editora Planeta! Se você é amante dos romances, já pega papel e caneta, anota esse título aí e se prepara para viver um romance sem precedentes.


Primeiro, vamos conhecer um pouquinho do contexto: Molly Shakespeare é uma menina que você conhece desde o começo do livro como alguém que não teve nada fácil ou de mão beijada na vida. Em contrapartida, o mundo dela ganha um novo sopro quando o acaso coloca Rome Prince em seu caminho. LITERALMENTE EM SEU CAMINHO. Tudo que parecia planejado, pensado e para muitos, entediante, se torna um mundo de possibilidades e a própria Molly descobre que consegue sentir bem mais do que poderia permitir.

"Sua mão grande e calejada tirou meu polegar da boca e o colocou sobre uma cintura firme. (...)Mãos seguraram os dois lados do meu rosto, e pude sentir o momento em que ele começou a se mover em minha direção, acariciando repentinamente meus lábios com os seus, de maneira provocativa e suave".

Mas... Sem detalhes sobre Rome para não virar spoilers. Vamos falar do romance em si.
É um clássico clichê do "Garoto popular se apaixona pela nerd", mas indo além disso, a autora consegue mesclar muito o que todo livro de romance tem, com uma pitada de filosofia, já que é o tema da pesquisa de Molly, trazendo momentos onde você pensa nos exemplos do livro e faz parâmetros com o que viu e viveu. Afinal, você é mais Molly, Shelly, Aly, Cass, Lexi ou Rome?


E vamos falar dos amigos e inimigos? SIIM!

A construção dos personagens secundários na história tornam a base de Doce Lar uma festa, desde presente nos momentos mais triviais como nos mais intensos. Cass e Lexi levam Molly a se desafiar, enquanto Aly se torna como um porto de bons conselhos, amigas para guardar em um potinho e proteger!

Mas temos Shelly do outro lado, uma garota que cresceu com a vida planejada pela família, sentindo e acreditando que tudo era seu. O triste, é que vemos muitas Shelly's sendo criadas ao redor do mundo, por pais de diferentes classes sociais que acham que tudo é seu pelo simples fato de nada nunca lhes ter sido negado.

E o que falar do nosso protagonista?

Rome Prince é muito mais do que apenas um atleta, rico e com os planos da família em suas mãos para fazer dar certo. Ele mostra que quando "a maçã cai longe da árvore" pode ser algo bom. Apesar de existirem muitos momentos que eu quis mandar ele para um psicólogo (na minha opinião, todos os personagens precisam bastante), o moço ainda assim conseguiu conquistar minha compaixão. Adoraria tomar um café com o Romeu e sou daquelas que o Canhão não chamaria atenção. E não é só por não gostar de Futebol (americano ou qualquer outro), mas por achar esses estereótipos coisas que fazem mais mal do que bem.

"Muitos indivíduos fazem coisas que lhe causam dor ou desprazer para corresponder às vontades e aos desejos de outras pessoas..."

Um dos pontos altos para mim foi assistir a um amadurecimento dos personagens ao longo das pouco mais de 300 páginas do livro. Você vê tanto Molly e Rome crescendo, como também todos ao redor deles, aprendendo a olhar o mundo com uma nova perspectiva e entender o que pode ser bom ou ruim. Cada um deles passa pelos piores momentos e melhores momentos de maneiras diferentes e isso mostra a beleza da realidade também, afinal, todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Se você gosta de ação, romance e muita intensidade para ambos, Doce Lar é a medida certa para sua leitura!

PS: Tem uma trilha sonora Incrível no final do livro e o capítulo extra é pra te fazer ficar com gostinho de quero mais!




Comentários

Postagens mais visitadas