Wytches - Scott Snyder




Sinopse: Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre bruxas; quase todas as informações devem estar erradas, de qualquer forma. Aquilo que você aprendeu na escola — que, por séculos, centenas de pessoas foram queimadas, torturadas, perseguidas e assassinadas por bruxaria — é um fato. O que ninguém contou para você é que essas pessoas morreram para proteger uma terrível realidade escondida dos meros mortais: bruxas, bruxas de verdade, existem e estão por aí. Elas são criaturas muito mais perversas e diabólicas do que você poderia pensar — e, portanto, muito mais assustadoras. Ver uma é coisa rara; sobreviver a elas é mais raro ainda. É por isso que quando a família Rook se muda para Litchfield, uma remota cidadezinha de New Hampshire, tentando escapar de uma experiência horrível ao recomeçar do zero, eles não entendem que algo sinistro vive nas florestas ao redor da cidade. Algo que os observa, esperando apenas por uma oportunidade. Algo muito antigo... e voraz. Você até pode conseguir feitiços e milagres delas, mas, para isso, vai precisar pagar o preço. Pai e filha vão descobrir que recomeçar pode ser bem mais difícil quando há uma conspiração secular que envolve a sua família em curso. Com reviravoltas chocantes e uma arte de arregalar os olhos, capaz de combinar medo e beleza, esta é uma obra sobre bruxas que deve ser levada a sério. Scott Snyder já provou suas habilidades como roteirista durante seu tempo escrevendo as hqs do Batman, uma das fases do herói mais aclamadas pela crítica e pelo público nos últimos tempos. Para esta série, ele chama o desenhista Jock, que além de também ter trabalhado em Batman, fez artes conceituais para Star Wars — Os Últimos Jedi e o filme ganhador do Oscar Ex_Machina: Instinto Artificial.

Eu estava tão empolgada para ler essa HQ que quando finalmente consegui um momento, não soube como parar.
Para quem não sabe... eu, Mila, amo tudo o que envolva terror, suspense e que me faça perder o ar enquanto aquela tensão que nos arrepia, me sufoca. Vai entender.
Na verdade, citarei isso mais ao fim da resenha.

Essa leitura faz parte do Desafio Literário do Coisinhas da Juh. Tema: Livro de terror.

Como a sinopse informa, seguimos a família Rook que se muda para uma nova cidade, mais afastada e menor, deixando para trás traumas e momentos conturbados, especialmente um envolvendo a filha do casal, Sailor.
Com pequenos momentos entre o presente e passado, vamos juntando informações sobre o que aconteceu com a família. E preciso dizer que seja com livro ou HQ, eu amo quando o tempo se mistura e vamos analisando as situações em diferentes tempos. Porém, nem sempre isso é feito de maneira compreensível e cuidadosa.
Mas, não se preocupem. Wytches consegue fazer isso com maestria!
Além de seguirmos Sailor, com seus pensamentos, medo e a nova situação que começa a dominar sua vida, o roteiro nos dá pedaços da vida de Rook, o pai de Sailor que, com suas preocupações atuais, tenta ser o melhor pai que pode.





Quero deixar claro que a HQ é bem trabalhada, dividida em capítulos que apenas nos deixam mais ansiosos. Como citei no começo, o tempo de enredo é bem dividido e quando vamos notando quem Rook é e quem foi para sua família, a relação entre ele e sua filha vai ficando mais... intensa. Temos pedaços do passado que com passagem de tempo e textos muito bem elaborados, vão se ligando com o presente, até o grande acontecimento que nos introduzi mais à todas as bruxas: o desaparecimento de Sailor.

Como sempre evito dar spoilers, quero apenas dizer que as bruxas que geralmente conhecemos não são retratadas aqui. O que Snyder e sua equipe nos dão é algo totalmente novo, amedrontador, com ilustrações escuras que mantém o suspense até realmente focarmos na imagem e ver o que se esconde em pequenos detalhes, atrás das árvores.
E se não bastasse isso, ainda temos a "ajuda", que vem de uma maneira mais fria, tensa e traumatizada, com dicas de como combater esse mal que, até onde notamos, poucos acreditam existir.





É difícil falar de uma obra incrível enquanto me contenho para não contar muita coisa de uma vez.
Os personagens são totalmente bem desenvolvidos, tanto ao sabermos seu passado, seus erros... até entendermos por quê se tornaram quem são e os tipos de atitudes que poderão vir a tomar.
O bom disso é que, enquanto fingi ser psicóloga que entende tudo por trás das emoções dos personagens, a trama toda me surpreendeu de forma maravilhosa e, quando terminei, me vi perdida e querendo mais.

Para completar a maravilha, o final é cheio de textos pessoais que foram sendo lançados pelo autor, ao fim de cada lançamento das edições. Vale citar que Wytches foi lançada separadamente e a editora Darkside nos deu uma edição completa, capa dura, sem tirar detalhes de produção, ideias, pensamentos e ilustrações. Me diverti muito ao ver como Snyder pensa, o que ele usou de experiências pessoais e até receios diários para criar uma história totalmente bem elaborada.






Se nunca leu HQ, se tem receio de ler algo que dê medo, bem... eu sempre direi para que tentem. Se preferirem, comecem pelo fim, leiam o que o Snyder tem a dizer. Especialmente quando ele tenta explicar que esse "prazer" que temos em ler e ver coisas que nos assustam pode ser bem justificado por ter um começo, meio e fim. Que por mais assustador que seja, terá um fim e ainda estaremos bem, seja segurando um livro ou desligando a televisão.
É simplesmente uma experiência ótima e espero mesmo que muitos arrisquem ;D Indico de olhos fechados!


_____________________________________________
Gostou e quer garantir na sua estante? Compre com nosso link na Amazon! Acesse aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas