Isto NÃO é um LIVRO de RECEITAS - Leandro Henrique Cerquiari





Sinopse: ISTO NÃO É UM LIVRO DE RECEITAS fala de comida, é fato. Mas não se engane, você não vai aprender a fazer um belo cozido ao folhear essas páginas... bem, talvez você aprenda a cozinhar alguém. Quem sabe? Nesta coletânea você encontrará contos que explicitam as bizarrices da vida, em suas mais variadas facetas. Com histórias que flertam com o fantástico e o sobrenatural e outras que fazem transparecer o que escondemos debaixo dos panos, esta obra instiga aquele mistério que sentimos sempre que algo fora do comum acontece. Ou será que você nunca teve vontade de empurrar alguém para dentro do forno?

E dessa vez vamos para o quinto desafio do blog Coisinhas da Juh. O desafio consiste em ler um livro com menos de 100 páginas e aproveitei que dei a sorte de ganhar este livro em um sorteio e juntei o momento e a vontade, o finalizando rapidamente.

Como diz o título e a sinopse, não é um livro de receitas. Porém, o autor Leandro Henrique Cerquiari usa de alguns elementos da culinária, pelo menos nos seus primeiros contos, para apenas nos relatar alguns casos...estranhos.

Gostaria de reforçar que é o segundo livro de contos que leio esse ano e acho que estou me acostumando mais a isso. A ideia de terminar histórias de um jeito que sei que tenho que dizer adeus rapidamente, está se tornando algo ao qual consigo me acostumar.
E fico feliz em dizer que o autor tem uma escrita maravilhosa e envolvente.
Logo em seu primeiro conto temos mais contato com a ideia de uma colher, uma mulher estranha e algo mais bizarro acontecendo.



O livro consiste de 11 contos que irão te deixar totalmente fisgado.
A escrita, como disse acima, nos envolve do começo ao fim. O autor muitas vezes faz com que o personagem principal esteja em uma conversa com o leitor, contando a situação e fatos aos poucos, nos explicando todo o ambiente de uma situação em poucos parágrafos e, quando vamos notar, queremos mais e mais.

Admito que logo no segundo conto entendi que o livro tomou um rumo muito mais sexual do que eu esperava. Sinto que a ideia de que os contos brincariam mais com a ideia de "comida", foi errônea. É um livro de contos, sim. Porém, seguimos o lado bizarro do ser humano, com situações que vão desde a rotina diária até algo mais complexo como um ritual.
Não aponto isso como um defeito, apesar de PESSOALMENTE não gostar quando livros tendem a ir para esse lado. Acho que apenas deixou tudo mais real, especialmente para alguns dos contos e seu contexto.

"O mundo está acabando todos os dias, mas só para quem morre, sabe?"

Acho que a única coisa que é tanto positiva quanto negativa, são os finais. Todos os contos tem finais ótimos, que realmente finalizam a ideia que o autor quis nos contar em algumas páginas. O lado negativo é que me peguei em vários momentos querendo continuar com a leitura, querendo mais detalhes e ter um livro completo.
É o que sempre me faz achar difícil em ler contos. A ideia de querer mais.

Como disse, é um livro que vai para um lado um pouco mais intenso do que o esperado, o que não me faz o indicar para todas as idades. Ainda assim, a editora acertou bastante em juntar todos esses contos e nos fornecer um livro curto e totalmente envolvente. =D

"...Disse ainda que todos sabemos quem amamos, e todas as particularidades que vemos em nossas companheiras e companheiros, mas que no fim, tudo acaba sendo como o bolo de cenoura que nossas avós costumavam fazer toda quinta-feira. Algo delicioso, porém, enjoativo. Que no começo é apetitoso, mas que com o tempo se desgasta e cai na mesmice. Que fica lá, dentro do forno ou coberto por um guardanapo borrado em cima da mesa. Esquecido, e que vez ou outra pegamos um pedaço novamente."

Comentários

Postagens mais visitadas