Laços do Espírito (Academia de Vampiros #5)
Sinopse: Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? Em “Laços do espírito”, Richelle Mead continua a saga que renovou a literatura de vampiros e apresenta uma história repleta de dilemas, intrigas políticas e emoções extremas que vai conquistar mais uma vez os leitores.
Diferente do livro 4, o qual você pode ler a resenha AQUI, esse livro teve um ritmo mais agitado, com situações que começaram a balançar o mundo da Corte e a rotina entre Morois e Dampiros.
Rose ainda continua tentando achar uma forma de ajudar Dimitri, em toda uma missão contra o tempo já que o mesmo prometeu ir atrás dela e sempre a lembrar que se ela não está ao lado dele, bem... não estará em lado algum.
É engraçado quando relemos uma série que sabemos pontos chaves e sua finalização, mas não lembramos detalhes. E reler Academia de Vampiros me tem feito recordar pequenas coisas importantes. Como o fato de que Rose ainda quer muito tentar ser guardiã de Lissa quando se formar, ao mesmo tempo em que tenta se manter com Adrian enquanto quer achar um jeito de ajudar seu ex amor.
Preciso deixar claro que demorei mais do que pretendia para ler esse livro. Então, enquanto escrevo, começo a recordar tanta coisa que aconteceu no começo, meio e fim que fico impactada com a forma como a história foi guiada.
Sem dúvida é um livro que te deixa totalmente sem fôlego o tempo todo.
A demora em ler foi totalmente culpa minha e não por causa do ritmo que, sem dúvida, é um dos melhores até agora.
"Sonhos, sonhos. Caminho por eles, vivo neles. Me iludo com eles. É de admirar que eu ainda enxergue a realidade."
O bom desse livro é que temos a essência de Rose em sua melhor forma. A garota sabe que precisa seguir regras para ter o futuro que almejou desde o começo, protegendo sua amiga, mas ao mesmo tempo ela não consegue deixar detalhes importantes de lado e fará o possível (e o que for mais errado) para conseguir o que quer.
O único ponto do livro que me fez ver o quanto Rose é muito centrada em si mesma (mesmo que esteja agindo para ajudar outros) é quando notamos que ela claramente mantém Adrian por perto por comodidade, até conseguir seguir o caminho que traçou, deixando o futuro indeciso porque, para ela, é melhor pensar depois mesmo que saiba que o garoto nutre sentimentos fortes por ela. O que, em parte, deixou o personagem um tanto apagado apesar de sempre estar por lá.
E Rose soube me irritar quando algo acontecia e ela claramente precisava ficar de lado, mas simplesmente não queria ou não se esforçava em entender. Aquelas penas imperfeições que gosto em personagens, mas nem sempre são fáceis de engolir.
Deixando a personalidade dela de lado, todos os personagens tiveram uma parte muito importante nesse enredo. Seja de maneira positiva ou não. Christian e Lissa continuam com seus problemas, o que a faz ter que continuar mostrando outra parte de sua personalidade. O engraçado é que mesmo que todos estejam balançados e separados, ainda sabem trabalhar juntos para conseguirem alcançar seus objetivos.
Objetivos que geram confusões absurdas e problemas bem maiores.
É difícil falar e não dar spoiler, porque creio que se leram até agora, vão querer se surpreender. Mas as reviravoltas que o livro trás da metade para o fim são ótimas. Enquanto você acha que a autora irá focar em um problema, ela já vai introduzindo outro bem debaixo do nosso nariz, que nos deixa tão confusos quanto todos os personagens.
Ah! E Lissa finalmente começa a ter o merecido espaço e se mostra mais forte, algo que sabíamos que aconteceria em algum momento. E que momento para acontecer, minha gente!
E é por essas coisas que me lembro sempre ter gostado da escrita da Richelle.
"Eu não consigo suportar isso. Não suporto saber que sua vida está em risco. E está, Rose. Você só estará a salvo quando ele se for. Quero você a salvo. Preciso que você esteja a salvo. Não posso... Não vou aguentar se alguma coisa acontecer com você."
Esse volume mostrou porque a série valia muito à pena, deixando no ar vários momentos que irão continuar de maneira intensa no próximo volume. Nesse final, ela conseguiu juntar toda a política da Corte com decisões que deixaram muitos divididos até o ponto final que me deixou de boca aberta!!
A vontade de ler o último e finalizar essa releitura é grande, mas darei um tempo para absorver essa maravilha por enquanto.
Enquanto o quarto livro pode ter sido um pouco mais difícil, esse compensa toda a repetição do anterior e me faz lembrar por que sempre recomendava a série para quem gosta do gênero.
E vamos seguindo porque tem muito há acontecer ;D
Comentários
Postar um comentário