Promessa de Sangue - Academia de Vampiros #4 - Richelle Mead






Sinopse: A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou algum Strigoi. Mas apenas uma vítima importa, Dimitri Belikov. Agora Rose deverá escolher um entre proteger a princesa Lissa, ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer.


E agora foi a vez de reler o 4 livro da coleção de Academia de Vampiros e, primeiramente... acho que já sabem bem que haverá spoilers.
Segundo, é incrível como alguns livros podem ser tão...mornos.
E foi exatamente o que eu senti com todo esse volume que começa logo após as grandes perdas de
dampiros contra Strigoi e com Rose tentando cumprir a promessa que havia feito a Dimitri.
Você pode conferir a resenha anterior AQUI

O livro segue Rose indo para a Sibéria e é aí que somos introduzidos à vários novos personagens. Começando pela Sidney (que acabará fazendo parte do spin off de livros da série, Bloodlines), mostrando a Rose o que é ser uma alquimista já que a garota não pareceu aprender sobre eles na Academia, especialmente por ter largado tudo antes de se formar.

Sidney é uma humana com uma tarefa complexa, difícil e que Rose acaba notando ser bem necessária. Porém, Sidney sempre mantém sua distância sabendo que, apesar de não beber sangue, Rose não é humana e Sidney ainda tem alguns conceitos de auto proteção bem vivos dentro dela.



"Será que eu estava mesmo no meio de uma insensata missão de justiceira? Estaria correndo direto para os braços da morte? Ou será que corria em direção ao...nada? Será que estava condenada a passar os meus dias vagando por aí? Sem ninguém?"



A garota acaba ficando responsável por Rose, o que a faz seguir com a dampira até a cidade de Dimitri onde alguns personagens e histórias começam a ser revelados. Rose nota que sua promessa acaba valendo de algo mais para pessoas que, a princípio, ela sequer pensou serem importantes já que estava um tanto quanto presa em seu objetivo de elibertar Dimitri de um destino cruel.
Objetivo que ela mesma ainda não sabia se seria capaz de realizar.

Como se não bastasse conhecer praticamente a vida toda do antigo Dimitri, Rose é seguida por um homem com sotaque estranho, chamado de Zmey, que parece querer a mandar de volta para a Academia a todo custo.
Além dele, alguns usuários de espírito cruzam o caminho de Rose, o que a faz se prender um pouco mais naquele pedaço de vida que ela se esforça em deixar para trás. Lissa.
E é pelo laço que Rose acaba verificando de tempos em tempos, que notamos que Rose está sendo "bem substituída" por uma nova garota, Avery.
Lissa e Avery parecem estar formando uma boa amizade, ainda mais quando Adrian também abre as portas para a nova garota e deixa Rose de lado, pois sempre é enxotado dos sonhos da dampira, criando um conflito um pouco mais intenso entre os dois.


"Houve um tempo em que isso era tudo o que eu mais queria. E, bem no fundo, era o que uma parte minha ainda desejava, ficar com ele para sempre. Contudo... não seria do jeito que eu queria. Não seria como costumava ser. Seria algo diferente. Algo errado."



Ok.
Parece que é muita coisa e, no geral, podemos pensar que sim. Mas eu sinto que toda essa parte se resumiu a Rose andar por ai, procurar, se questionar, depois se questionar mais ainda sobre sua decisão, vida, até se encontrar em um caminho totalmente sem volta que tem looongas páginas de uma mesma situação, que não chega a lugar algum até bem perto do final.
Claro que nos deixar com esse leve "tédio" e repetição de cenas, locais, sentimentos e questionamentos fazem do final algo mais grandioso. Mas, em certos momentos, a leitura se tornou um tanto cansativa.
Especialmente porque nesse livro 4, a maioria dos personagens acaba tendo sua personalidade testada, mudando totalmente e nos fazendo ter que acostumar ou entender a situação.
Mudanças são boas, mas eu ainda preferiria um ritmo um pouco mais acelerado.

O que não faz do livro algo ruim, jamais.
O enredo se constrói no seu tempo, com sua velocidade, e chega em um final mais intenso e que nos deixa de boca aberta, especialmente pelo espaço para a continuação que é deixado.
Enquanto muitas respostas sugiram, mais perguntas foram criadas e mostradas e Rose se encontra, novamente, tendo que tomar grandes decisões.

Não é meu livro preferido da série, de maneira alguma. Mas é um adicional importante, que abre as portas para o que eu lembro ser uma conclusão incrível.

Se leu até agora, segura firme e continua, porque valerá à pena =D

"Preocupe-se em se manter viva primeiro. Depois se preocupe em como vai viver."




Comentários

Postagens mais visitadas