Aggressive Retsuko e a comédia da vida real




Formato: Anime
Genero: Comédia, Slice Of Life
Autor: Fanworks
Direção: Fanworks
Estudio: Fanworks


Sinopse: Retsuko é uma Panda Vermelha Antropomórfica que tem 25 anos e trabalha no departamento de contabilidade de uma trending japonesa. A obra acompanha seu dia a dia e suas frustrações para com seus superiores, desafios pessoais e desabafos constantes no microfone de Karaokê!

Ola amigx da internet, mais uma vez teu miasma de plantão está aqui para falarmos de Animes, e dessa vez mais um dos meus amados formatinhos, não sabe o que é um formatinho? Dá uma lida em meu texto sobre Tsurezure Children!




Aggressive Retsuko ou como também é conhecida a obra Aggretsuko é uma comédia slice of life que fala sobre o dia a dia de uma jovem trabalhadora do século XXI.
Retsuko é uma personagem extremamente identificável, ela sofre com uma frustração inerente aos jovens dessa geração e seus conflitos e dilemas são bem próximos aos nossos como o chefe retrógrado que tenta forçar uma autoridade soberana e insalubre e alguns colegas de trabalhos caricatos, fofoqueiros, puxa-sacos e manipuladores. Vamos lá gente, todos nós já passamos por isso, provavelmente até fomos esses colegas aos olhos alheios.





Mas, o importante nessa obra é que o realismo com que ela trata o dia a dia da personagem é tão sincero que até nos esquecemos que estamos vendo animais animados, pois aqueles personagens são muito mais humanos do que qualquer outra coisa.













A origem da obra é um tanto diferente por si só. A personagem criada foi inspirada em um mascote homônimo da empresa Sanrio. Em 2016 a Fanworks trouxe uma versão animada para a TBS e em 2018 a Netflix licenciou e produziu os episódios para a sua plataforma de Streaming, mais uma vez mostrando que tem interesse forte em investir em animes e ampliando seu catálogo.




Mas o que torna Aggretsuko uma obra tão singular, além desse comparativo fiel a rotina de trabalho, é a personalidade da protagonista.
Retsuko tem uma personalidade muito crível, cheia de falhas mas com uma bondade intrínseca, e mesmo ela tentando ao máximo ser um bom exemplo, seus momentos de ira são de profunda satisfação para nós telespectadores.
Os desabafos da personagem ao som de Death Metal são basicamente um abraço ao telespectadores que querem também cantar suas frustrações para o mundo! E mesmo os episódios tendo apenas 15 minutos, uma série de desenvolvimentos de personalidade dos personagens são levados adiante.
Ao longo da obra somos expostos a diversos tipos e arquétipos que eventualmente acabam nos cativando, então ver a resolução dessas personagens acaba se tornando um prêmio ao espectador!




Sobre os aspectos técnicos da obra, bem... Sendo uma comédia com um design de personagens bem simplificado não se pode falar muito da qualidade da animação como um todo, não existe muita fluidez e muitas cenas consistem em diálogos estáticos. Porém, a qualidade de texto do roteiro e o timing cômico é inegável, ainda assim somando-se os pontos e discernindo entre os aspectos essenciais da obra, pode-se dizer que com um pouco mais de dedicação da equipe de animação e mão do diretor, melhoraria muito o produto final, que não é ruim, mas poderia ser melhor.

A nota é um sólido 06/10, mas não tiro o crédito da proposta e nem do roteiro em si.
Deixo a dica para quaisquer trabalhadores frustrados que queiram um alívio rápido ao estresse!






Comentários

Postagens mais visitadas