January Jones: o Crânio de Mkwawa (Volume 2)





Sinopse: A destemida aviadora e espiã January Jones, uma mistura perfeita de Amelia Earhart e Mata Hari, está de volta. Criada pelos holandeses Martin Lodwijk e Eric Heuvel em fins da década de 1980, este clássico personagem é desenhado no melhor estilo Linha Clara, bastante popularizado por Hergé, o pai de Tintim.
Desta vez, nossa heroína e seu mecânico Rik estarão às voltas, na França, com o misterioso crânio do Sultão de Mkwawa, tomado pelos alemães como troféu durante a Primeira Guerra. Tempos depois, a estranha peça vira objeto de cobiça, quando se descobre que pode ser a chave para encontrar um grande tesouro perdido. Nesta aventura, January terá que sobreviver a uma perseguição nas Catacumbas de Paris entre outros desafios.

E antes de mais nada, gostaríamos de começar o post informando que hoje, dia 31 de julho, é aniversário de 4 anos da nossa editora parceira, AVEC!
Então, sigam a editora no instagram e na AVEC Store acontecerá uma promoção especial somente na semana que vem, em que na compra de um livro ou HQ o comprador ganha um livro ou HQ surpresa! A promoção começará dia 30/07 (ontem) e finalizará dia 06/08, uma forma de presentear seus leitores! <3
Amanhã, quarta-feira, iremos aparecer com mais uma novidade de lançamento da editora!

E vamos lá para a HQ!
Esse foi um dos recebidos pela nossa parceria com a editora AVEC, de boas vindas.
Admito que não conhecia o quadrinho, apesar de olhar o estilo e minha mente me levar direto para um dos meus personagens favoritos, Tintim.
Nesse volume, que claramente pode ser lido sem ter conhecido o primeiro já que a trama toda é única e a edição nos deixa conhecer a base da personagem, temos January Jones seguindo com seu mecânico, Rik, direto para a França. Com um problema no avião, ambos acabam tendo que ficar um dia a mais pelo local enquanto as pessoas serão encontradas e é aí que acabam se enfiando no maior dos problemas.




Rik acaba tendo posse de um crânio que encontrou em uma loja de antiguidades. O crânio nada mais é que o misterioso crânio de um sultão de Mkwawa que foi levado pelos alemães na Primeira Guerra Mundial. E o objeto é totalmente procurado tanto pelos nativos quanto outros povos por talvez conter o caminho para um grande tesouro.

O bom da trama é que em cada página, seja com uma palavra dita em uma língua diferente do português, ou seja em um local real com algum fato histórico verídico, a HQ nos explica e conta em pequenas notas de rodapé, o que é excelente. Qualquer pessoa que busque uma história de suspense e aventura pode se sentir bem localizado com as explicações verídicas ou apenas uma boa tradução que clareie nossas mentes.






E claro que o a trama toda se coloca bem na época em que está, com personagens com personalidades intensas, agora consideradas machistas e até com pitadinha de humor com estrangeiros. O bom de tudo isso é que a personagem January Jones mostra para o que veio, sem se deixar abalar e ir em busca de seu objetivo, mesmo que isso também acabe prejudicando uma nação inteira.
Claro que tudo se explica no fim de alguma forma e, apesar de o enredo sobre o crânio ficar levemente aberto, é super divertido ver que a personagem fez o que precisava para manter quem ama bem, tentou colaborar da melhor forma (já que a polícia local a considerou totalmente louca) e seguiu seu caminho para uma próxima aventura.

Eu admito que a experiência foi bem interessante e nostálgica, especialmente pelo estilo que me lembrou mesmo a arte de Tintim que eu lia na infância.
É uma leitura rápida, informativa e interessante, que recomendo para quem quiser encontrar algumas páginas de aventura com sua pitada de história.





Comentários

Postagens mais visitadas