Efeito Colateral - Felipe Mota





Sinopse: Como alguém que sobrevive a um naufrágio, Benjamin acorda numa ilha aparentemente deserta sem lembranças de como foi parar ali ou o porquê. Ele reúne forças para explorar o lugar em busca da sobrevivência, mas, logo percebe que a ilha é diferente de tudo que ele já tinha visto. Após encontrar Nando, que já vivia na ilha há algum tempo, as coisas começam a se esclarecer mais. Haviam mais habitantes anteriormente que foram mortos devido a uma doença infecciosa transmitida por animais que pareciam o resultado de um experimento malsucedido. Várias pistas indicam que existe alguém por trás de tudo isso. Os dois iniciam então uma jornada em busca da verdade, mas, o que eles não imaginavam é que tudo aquilo era apenas o início. 
Uma história que guarda segredos, mistérios e enigmas. 
Bem vindo ao Efeito Colateral.

Olá, leitores!
Dessa vez a resenha é de um livro que acabei conhecendo em contato com o autor, pelo instagram. O mesmo acabou oferecendo uma parceria e tive a chance de ler sua obra =D

Como diz a sinopse, acompanhamos Ben assim que ele acorda em uma ilha, completamente perdido e sem ter ideia do que aconteceu, sem saber onde estava ou até o nome dos objetos ao seu redor. Sim! Uma completa amnésia. Porém, conforme o personagem vai explorando, ele nota que, aos poucos, vai lembrando de alguns nomes, mas nada em sua mente parece 100% certo. O que é bom porque é o que o motiva a continuar explorando, em busca de respostas.
E é quando ele conhece Nando que, assim como ele, foi parar ali na mesma situação e sem se lembrar de nada desde o momento em que acordou um tempo antes, até aceitar viver ali e ir descobrindo algumas coisas aos poucos.

O livro tem todo aquele enredo que eu geralmente amo. Um personagem perdido, que se arrisca um tanto, com um suspense em cada página e alguns acontecimentos que vão nos guiando e aumentando nossa curiosidade.
A premissa é ótima, porém, sinto que na metade do livro as coisas foram se perdendo. Ambos os personagens acabam tendo algumas atitudes que eu considerei rápidas demais para a trama, fosse decidindo algo em um momento de tensão e agindo com calma demais ou deixando para depois, como se o problema em questão simplesmente não fosse nada demais.
Ou até agindo com excitação demais em um momento que não pedia por isso. De toda maneira, foi algo que eu acabei relevando para tentar focar na trama principal. Assim como os personagens, eu também queria respostas.
Então, uma doença acaba surgindo e atingindo um dos personagens, o que faz a rotina de perguntas e pequenas descobertas cessar e eles terem que tentar encontrar uma solução já que a situação se transforma em algo entre a vida e a morte.
Enquanto um deles luta para conseguir algo, algumas respostas vão sendo entregues, junto de um mundo totalmente novo.

Agora, como mera leitora que gosta de avaliar e pensar além, venho dar uma opinião humilde e que espero ser construtiva.
Algo que me incomodou um pouco no livro, em grande parte, foi a escrita. O livro poderia ter sido escrito em terceira pessoa e deixado alguns eventos mais fáceis de serem contados, ainda mais quando os personagens não estavam juntos e era necessário deixar o leitor saber o que acontecia.
As vezes Ben tinha que falar sobre algo que aconteceu com Nando, sendo que ele não estava presente e eu achei que isso pareceu um tanto quanto estranho.
Da mesma forma que alguns tempos verbais pareciam entrar em conflito, deixando a trama um pouco confusa.

Fora isso, para quem gosta de suspense com fantasia, o livro acaba sendo interessante, apresentando um mundo diferente mais para o fim das páginas, que ajudou com um final mais agitado e curioso. Sem contar que a imaginação do autor nesse ponto mais específico foi muito boa.

Ao fim, fui descobrir que o livro terá continuação e desejo todo o sucesso ao autor!
Que a continuação tenha mais respostas, já que as situações finais deixaram a tensão em alta e a curiosidade grande.

E aproveito para agradecer a chance de prestigiar um novo autor nacional, algo que pretendo fazer cada vez mais.
O livro pode ser encontrado AQUI 
E quem tiver skoob e quiser adicionar em sua estante, só clicar AQUI 

" Talvez, talvez e talvez. Só sei que Nando não pensou no sentido dessa palavra. Ele apenas pensou na possibilidade de aquilo dar certo. E já que estava naquela ilha sem saída, não custava tentar."

Comentários

Postagens mais visitadas