Nichijou - Keiichi Arawi
Sinopse: Apesar do Titulo sugerir uma vida escolar ordinária o Anime por muitas vezes transcende a realidade com personagens peculiares de habilidades nada ordinárias, tudo combinado em um ambiente escolar nada convencional.
Anime: Nichijou
Gênero: Comédia, Vida Escolar
Autor: Keiichi Arawi
Estúdio: Kyoto Animation
Direção: Tatsuya Ishihara
Episódios: 26
Já falei antes no Blog sobre um anime de comédia [Veja meu texto sobre Kono Suba], mas o que me esqueci de dizer aquela vez é algo que me penica toda vez que vou escrever sobre uma obra de teor cômico:
O gosto por humor é muito pessoal e pontual de cada um.
Claro que não deixo de lado os outros fatores para montar a analise como um todo, mas quando estamos analisando um anime de comédia alguns pontos acabam tendo mais peso do que outros. Por exemplo, o design de personagens de Nichijou é bem simples e a qualidade de animação é inconstante, porém o timing de comédia do diretor e o carisma das personagens (isso por maior parte da dublagem) é o que realmente pesa na obra.
Em um resumo rápido a obra se foca em um grupo de amigas de escola que passam seus dias fazendo o que é algo bem comum para estudantes, conversando sobre a vida, descobrindo suas aptidões e descobrindo seus primeiros amores. Falando dessa forma fica fácil ver Nichijou como um Slice Of Life, porém a comédia no sense é escancarada desde o primeiro episódio, aliás...desde a própria abertura.
Porém, existem alguns pontos a serem considerados já que o Humor de Nichijou nem sempre é fácil de entender, principalmente para nós aqui do ocidente. O humor oriental possui muitas brincadeiras com a escrita e com a fonética, alguns diálogos da obra são recheados de trocadilhos que mesmo com um excelente trabalho de legenda, quem não entende japonês acaba deixando passar. Além disso, existem algumas brincadeiras que eles fazem com os costumes e cultura do oriente, tal como as citações de Haikai que aparecem de forma inusitada. Para quem conhece a estrutura poética do texto de Haikai é possível ver a graça no conteúdo, mas para a maioria das pessoas a frase vai parecer apenas algo solto e fora de contexto.Mas o grande impacto de Nichijou é que aos poucos você entende melhor cada personagem e cria-se um vínculo com elas. Em determinado ponto já sabemos que tipo de piada esperaríamos daquela situação, mas a obra ainda assim nos surpreende e isso se deve também ao excelente trabalho de direção que abusa dos ângulos de câmera e deixa tudo mais divertido e dinâmico em alguns pontos.
Por ser um anime de comédia é natural que haja uma deformação eventual no design de personagens, além disso não se espera grande qualidade ou fluidez de animação. Ainda assim, algumas cenas que exigem maior movimentação de cada algumas personagens admito que foram bem entregues pela equipe de animação da Kyoto Animation.
Nichijou é o tipo de anime que não precisa de uma trama em si, são diversas situações curtas do cotidiano daqueles personagens, se não fosse pelas particularidades de cada um deles, provavelmente as cenas seriam apenas situações constrangedores ou até mesmo sem graça. Porém o grande ponto é esse, o cotidiano desse corpo estudantil e dos demais núcleos que aparecem na obra acabam por transcender a linha do realismo, e isso torna uma situação banal - como pedir um café em uma cafeteria - em uma verdadeira empreitada cheia de caras e bocas.
Talvez o fato das personagens serem fáceis de se identificar acabe enfatizando a comédia toda pois por empatia acabamos nos colocando na pele delas.
Por fim acho que fica fácil de dizer que o anime me marcou muito. A leveza dele e o humor sagaz muitas vezes foram surpreendentemente positivos para mim, algumas cenas icônicas como a luta do diretor da escola com um cervo ou os diálogos eloquentes do grupo principal acabaram por me deixar bem apegado ao anime como um todo.
Levando tudo isso em conta é natural que a nota fique em um 7/10.
Cheguei ao ultimo episódio querendo mais e já revi a obra mais de uma vez apenas pra resgatar umas boas risadas!
Comentários
Postar um comentário