O Chamado do Monstro - Patrick Ness





Sinopse: A escuridão, o vento, os gritos. Os olhos estatelados, a respiração entrecortada. É o pesadelo de novo, como em quase todas as noites depois que a mãe de Conor ficou doente. A escuridão, o vento, os gritos - e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa - um imponente teixo - transforma-se em um monstro. Além disso, ele precisa lidar com coisas mais urgentes e graves - o reinício dos tratamentos contra o câncer aos quais sua mãe terá que se submeter, a vinda da avó para ajudá-los, a permanente ausência do pai desde que ele foi morar com a nova família e a pesada perseguição na escola, da qual é vítima quase todos os dias. Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos. Só que o monstro sabe que Conor esconde um segredo. E isso o torna realmente assustador. Mas por que Conor deveria dar ouvidos a algo que parece imaginado? Por que o monstro parece ser a única criatura a estar ao seu lado diante de seus maiores medos - o de perder a mãe e o de contar a verdade.



Sempre tem aquele livro que você julga pela capa, certo? Então, pensa em um livro que por muitos anos você julgou sua capa E titulo? Bom, esse foi meu caso com esta história.

O Chamado do Monstro, é uma daquelas obras que conseguem trabalhar as imagens de ilustração e texto em conjunto. Ao mesmo tempo que você lê e absorve a narrativa,você também mergulha em um universo especial de ilustrações que utilizam muito preto para nos fazer associar e pensar na escuridão.

- Mas o que é um sonho, Conor O'Malley? - perguntou o monstro, abaixando-se para que seu rosto ficasse próximo ao do menino. - Quem pode dizer que a vida real que não é um sonho?

A história é contada por um pré-adolescente que, além de ir para escola e cuidar de sua mãe, também começa a ser visitado por um monstro.

Você acha que ele se assusta? Engano seu. Como ele mesmo diz ao monstro: "já vi coisa pior".
E viu mesmo. Uma história só dele, que o atormenta mais que qualquer monstro ou valentão da escola. Uma história real.

Às vezes as pessoas precisam mentir para elas mesmas, mais do que para qualquer outro.


A narrativa te convida a mergulhar nesse universo onde fantasia e realidade são como um caminho para o temido fim. Conhecemos monstros piores que aqueles assustadores que podem aparecer durante a noite e somos levados a viver como o pequeno Connor O'Malley, descobrindo o quanto a fantasia pode ser melhor do que a realidade.

Basicamente, o livro te convida a conhecer os piores pesadelos de alguém e mais ainda, te convida a sentir na pele qual poderia ser o mais temido monstro de todos: A Verdade.


Nem sempre há um bonzinho. Nem sempre há um vilão. A maior parte das pessoas fica entre um e outro.

Comentários

  1. O livro é maravilhoso, faz um tempinho que o li, por que alguém me recomendou e adorei que fizeram a adaptação cinematográfica. É interessante ver um filme que está baseado em bons livros, acho que são os melhores filmes, porque não necessita de muito para fazer uma boa história. Gostei muito do filme Sete Minutos Depois da Meia Noite. Foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. Além, realmente é impressionante o trabalho de produção. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi incrível ver o filme também! O filme retratou bem o sentimento que tive ao ler o livro. Foi uma bela jornada. <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas