O Sol é Para Todos – Harper Lee



Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil,  cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.
Nesse ano, a editora Jose Olympio relançou um dos maiores clássicos da literatura mundial, escritopela estadunidense Harper Lee e lançado em 1960.
A história se passa em Maycomb , uma cidade fictícia localizada no Alabama nos anos 30 e é narrada por Scout, caçula da família Finch. Grande parte do livro nos deparamos com a vida vista pelos olhos de uma criança, vivendo aventura com seu irmão Jem e seu melhor amigo Dill. Se você já espera de cara se deparar com o caso sobre racismo e a defesa exercida por Atticus, pai de Scout… isso não irá acontecer.
Conhecemos todos os personagens , suas vidas e pequenos casos do dia a dia até metade do livro, onde todo o caso de Tom Robinson, um negro que fora acusado injustamente de ter estuprado uma garota branca, começa a ter desenvolvimento. Ainda assim, isso dura apenas alguns capítulos e somos deixados com a visão inocente e infantil do mundo, dos seus preconceitos, da maneira que os adultos julgam e odeiam facilmente e nos faz pegar a sinceridade e veracidade do mundo visto pelos olhos de quem ainda não aprendeu a odiar totalmente e , apesar de ser levada a pensar e agir de uma maneira por uma sociedade, a personalidade de Scout faz o livro todo valer muito à pena.
“Deus significa amar aos outros como a gente ama a gente.”
Com personagens expressivos e uma história muito bem construída , o livro nos mostra muito sobre o amadurecimentos , descobertas e inocência de um mundo onde o desconhecido era sempre temido.
 “Só porque fomos derrotados uma vez não é motivo para não tentarmos novamente.”
Único livro escrito pela autora Harper Lee, recebeu muitos prêmios desde sua publicação , entre eles o Pulitzer. Traduzido em 40 idiomas, vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo e, em 1962, foi levado às telas com Gregory Peck – ganhador do Oscar por sua interpretação de Atticus Finch – Brock Peters, Robert Duvall e outros. O Librarian Journal dos EUA deu sua maior honraria à história elegendo-a o melhor romance do século XX. Em 2006, uma pesquisa na Inglaterra colocou O sol é para todos no primeiro lugar da lista de livros mais importantes, seguido da Bíblia e de O senhor dos anéis, de J. R. R. Tokien. Também entrou para a lista da Time Magazine dos Cem Melhores Romances de Todos os Tempos.
“Eu queria que você visse o que é realmente coragem, em vez de pensar que coragem é um homem com uma arma na mão. Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo. Raramente a gente vence, mas isso pode até acontecer.”

Comentários

Postagens mais visitadas